Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POVOS DA FLORESTA

‘O futuro do nosso povo está ligado ao futuro da Amazônia’, diz indígena da Guiana Francesa em evento pré-COP30 no Amapá

Yanuwana Christophe Pierre, do povo Kali’na, é membro da Assembleia das Altas Autoridades Indígenas da Guiana e participa dos Encontros Amazônicos, em Macapá.

Por Alexandra Flexa
13/12/2024 07h00

Yanuwana Christophe Pierre, do povo Kali’na, é membro da Assembleia das Altas Autoridades Indígenas da GuianaLideranças indígenas defendem a união dos países em prol do enfrentamento às mudanças climáticas durante os “Encontros Amazônicos Pré-COP30”. O evento que acontece até esta sexta-feira, 13, tem a parceria do Governo do Amapá e promove painéis de debates e trocas de experiências entre os participantes.

“O futuro do nosso povo está ligado ao futuro da Amazônia. É muito importante que os países e as populações que são as primeiras atingidas por essa problemática, sejam as primeiras mobilizadas e ouvidas na COP do ano que vem, que é para nós a ‘COP da Amazônia’, então é importante sermos ouvidos", pontuou o indígena Yanuwana Christophe Pierre, do povo Kali’na, que é membro do grupo de trabalho da Assembleia das Altas Autoridades Indígenas da Guiana.

O indígena ressaltou ainda que é fundamental poder conciliar e aproximar as populações da Guiana Francesa e do Amapá. "A gente divide o mesmo território e o mesmo rio, que é o rio Oiapoque que todos precisam para sobreviver", disse. 

Os Encontros Amazônicos Pré-COP30 debateram o tema 'Novas Alianças pela Amazônia'FOTOS: Encontros Amazônicos Pré-COP30 no Amapá debatem o futuro da floresta para o desenvolvimento sustentável

Com o tema “Novas Alianças pela Amazônia” o evento discute demandas com base na realidade de quem vive na floresta e busca soluções que possam preservar o meio ambiente e desenvolver de forma sustentável. 

A secretária de Estado dos Povos Indígenas do Amapá, Sônia Jeanjacque, evidencia que o evento, está proporcionando um momento único para os povos indígenas e tradicionais, buscar de forma conjunta iniciativas que promovam melhor qualidade de vida para quem mora na Amazônia.

"É um momento que nos permite pontuar com antecedência o que queremos para nossa Amazônia de maneira bem alinhada com os nossos objetivos. Além disso, é uma forma de mostrar para o mundo a realidade de fato da região amazônica e aqui temos povos da região do Parque do Tumucumaque, Wajãpi e da Guiana Francesa, um momento único promovido pelo Governo do Estado, que marca um grande passo para o nosso povo", detalha a gestora.

Sônia Jeanjacque, secretária dos Povos Indígenas do AmapáDentre as questões levantadas nos debates, as mudanças climáticas foi a pauta de maior destaque e principal preocupação dos povos originários. A representante da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Amapá e Norte do Pará, Mara Karipuna, afirma que os impactos das mudanças climáticas já é uma realidade que preocupa.

“Enquanto povos originários, as mudanças climáticas são uma problemática que a gente vem enfrentando dentro do nosso território. E este evento da pré-COP, a gente entende que é um espaço que nós temos para construir junto com o Governo do Estado e demais representantes. Então, fazer parte desse momento também é garantir o nosso direito de sermos ouvidos e buscar um olhar para o território, que é o nosso estado, exemplo de preservação e conservação do meio ambiente", declarou Mara Karipuna. 

Mara Karipuna, representante da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Amapá e Norte do ParáA programação do “Encontros Amazônicos Pré-COP30” encerra nesta sexta-feira, 13, com processos imersivos das delegações ao Museu Sacaca, Casa do Artesão, Fortaleza, Monumento Marco Zero, empreendimento agroflorestal.

Além do Governo do Estado, lideram e apoiam o evento o Centro Regional para a Cooperação em Educação Superior na América Latina e Caribe (Creces), Sebrae, Parque Científico e Tecnológico Solimões, Flacso Brasil, Corporación educativa Indoamérica, Red de Escuelas Y Facultades de Arquitectura Latinoamericana, CorpoAmazônia, Universidad Metropolitana, Universidade de São Caetano do Sul, Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade (Cirat), FYGP, Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Cnodes), Conselho Nacional dos Direitos Humanos e Norwegian Agency For Exchange Cooperation (Norec).

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!