‘Garantia de oportunidades e o direto de ir e vir com segurança’, afirma governador Clécio Luís ao sancionar projetos para CNH gratuita
A “CNH do Povo” e o "Jovem Motora” vão ofertar mais de 1,6 mil vagas para jovens e pessoas de baixa renda com foco na segurança no trânsito, inclusão social e oportunidades no mercado de trabalho.
Clécio Luís enxerga a oportunidade de formar a geração de condutores mais segura da história do AmapáAo sancionar a lei que implementa os programas “CNH do Povo” e “Jovem Motora” nesta sexta-feira, 13, o governador Clécio Luís destacou o cumprimento de mais uma meta do Plano de Governo, que visa ampliar as oportunidades de emprego para jovens e pessoas de baixa renda e promover a segurança no trânsito, reduzindo o número de motoristas não habilitados no estado.
Governador Clécio Luís celebrou a implementação dos programas que democratizam o acesso à CNH“É o direito de ir e vir, seja para trabalhar, estudar ou visitar a família. Hoje muitas empresas exigem habilitação, e com isso, muitas oportunidades se abrirão para a juventude. Queremos não só conceder um documento, mas formar a melhor geração de condutores, conscientes da responsabilidade de garantir um trânsito mais seguro para todos”, destacou o governador Clécio Luís.
O programa de Democratização e Incentivo à Primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Gratuita dispensa o pagamento de taxas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e é direcionado para pessoas inscritas no CadÚnico. Atualmente, o usuário desembolsa cerca de R$ 1,6 mil somente nas provas e exames para a primeira habilitação nas categorias A e B, além dos valores do curso de formação.
“Fico muito feliz o projeto tenha sido aprovado na Assembleia Legislativa. Quando o vimos, também enxergamos uma grande oportunidade. O 'Jovem Motora' é um nome excelente, e a oportunidade será ainda mais significativa, pois o custo de uma carteira de habilitação é alto. A gestão estadual demonstrou sensibilidade pelo povo, especialmente pela juventude”, comentou o deputado estadual, Jory Oeiras.
Iniciativa abre portas no mercado de trabalho e garante um trânsito mais seguro
Ao se capacitarem para dirigir, os jovens aumentam suas chances no mercado de trabalho, já que a CNH é um requisito para diversas vagas e pode abrir portas para negócios próprios no setor de transportes. A vice-presidente do Conselho de Juventude, Geiza Miranda, destacou a iniciativa reflete o investimento do Governo do Estado nas oportunidades para a juventude.
VIce-presidente do Conselho Estadual de Juventude, Geiza Miranda“Precisamos de oportunidades dentro do nosso estado, e é ótimo saber que agora teremos. Nós, como jovens, enfrentamos uma realidade difícil, especialmente com o alto custo da CNH, algo que nem todos conseguem arcar. Este é um passo importante para o nosso desenvolvimento e para o progresso do nosso estado, da nossa juventude e da nossa sociedade como um todo”, falou Geiza.
CNH do Povo e Jovem Motora
Serão inicialmente ofertadas 1,6 mil vagas no programa, com reserva para mulheres, pessoas pardas e pretas, indígenas, com deficiência e moradores de conjuntos habitacionais. A regulamentação ocorrerá por meio de decreto, que será publicado em até 60 dias, com critérios definidos em conjunto com secretarias transversais. O edital deve ser lançado no primeiro semestre de 2025.
Governador Clécio Luís agradeceu a celeridade da Assembleia Legislativa em aprovar os programasProvas teóricas e práticas serão gratuitas, e terão o sistema de telemetria
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!