Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Governo do Amapá, Ministério da Saúde e Cosems realizam ‘Dia D Nacional de Combate à Dengue'

Encontro ocorreu neste sábado, 14, com a proposta de fortalecer a prevenção dos focos do Aedes aegypti, mosquito que transmite o vírus que causa a doença.

Por Mônica Silva
14/12/2024 16h35

Proposta visa fortalecer a conscientização da sociedade sobre o Aedes aegyptiO Governo do Estado, Mistério da Saúde (MS), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (Cosems) e representantes do segmento nos municípios realizaram neste sábado, 14, o ‘Dia D Nacional de Combate à Dengue'.

No Amapá, a programação foi coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), com a proposta de fortalecer a conscientização da sociedade sobre a importância de medidas simples para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da doença.

Durante a ação, o Ministerio da Saude fez apresentação do Plano de Ação para 2024 e 2025

O superintendente da SVS, Cássio Peterka, abordou dos dados epidemiológicos atualizados no estado e análise das tendências e desafios específicos para o estado.

“Foi um encontro bastante produtivo, o Amapá teve a oportunidade de apresentar o cenário atual da dengue apontando os principais desafios e dificuldades, além de propor alternativas de ações de combate à doença, conforme as necessidades de cada município”, pontuou Peterka.

Superintendente da SVS, Cássio PeterkaPara a secretária de Estado da Saúde, Nair Mota, a mobilização nacional contra a dengue é um momento de união de forças.

“Contamos com o apoio de todos nessa campanha, principalmente da população que tem um papel fundamental nas ações de combate à dengue, como retirar de casa qualquer objeto que possa acumular água, pois o ambiente pode se transformar num foco de proliferação do mosquito Aedes aegypti”, ressaltou Nair.

Secretária de Estado da Saúde, Nair Mota

A diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Alda Maria da Cruz, reforçou a importância de medidas simples para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, e na ocasião, apresentou o Plano Nacional de Enfrentamento à Dengue com diretrizes, metas e estratégias para o combate à doença.

“O plano também faz menção à integração intersetorial e o papel dos municípios nessa luta, falamos das novas tecnologias e métodos propostos pelo Ministério da Saúde no combate à dengue, chikungunya e zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti”, disse Alda.

Diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Alda Maria da Cruz

A visão dos municípios sobre os desafios locais, foi tema de um dos debates, representantes municipais compartilharam experiências e ações no enfrentamento à dengue, destacando boas práticas e dificuldades.

O Cosems também discutiu estratégias integradas, financiamento, e articulação intersetorial e propostas para fortalecimento do combate às arboviroses no estado.

“Este encontro é fundamental para discutirmos novas ações de combate a dengue, com tecnologias mais avançadas e outras situações que podem ser incorporadas dentro dos municípios para a gente realmente possa diminuir aquilo que causa muita preocupação e impacto na saúde pública, sendo as arboviroses, e especialmente a dengue”, ressaltou o apoiador técnico do Cosems-AP, Juan Mendes.

Apoiador técnico do Cosems-AP, Juan Mendes

Plano de Ação 2024/2025 

O Plano de Ação 2024/2025 para reduzir os impactos das arboviroses no Brasil foi lançado pelo Governo Federal, e visa diminuir os casos e óbitos por dengue, chikungunya, zika e oropouche no próximo período sazonal. 

O Ministério da Saúde destinou R$ 1,5 bilhão para o controle da dengue no ciclo 2024/2025, representando um aumento de 50% em relação ao período anterior.

Confira algumas aplicações dos recursos:

  • Métodos como o Wolbachia, Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs) e mosquitos estéreis;
  • Garantia de doses para o público elegível;
  • Aquisição de materiais para testagem de arboviroses;      
  • Medidas contra surtos da doença e projetos de pesquisa;
  • Distribuição de inseticidas e biolarvicidas aos estados para potencializar as ações de vigilância e controle.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!