Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Governo do Amapá, Ministério da Saúde e Cosems realizam ‘Dia D Nacional de Combate à Dengue'

Encontro ocorreu neste sábado, 14, com a proposta de fortalecer a prevenção dos focos do Aedes aegypti, mosquito que transmite o vírus que causa a doença.

Por Mônica Silva
14/12/2024 16h35

Proposta visa fortalecer a conscientização da sociedade sobre o Aedes aegyptiProposta visa fortalecer a conscientização da sociedade sobre o Aedes aegyptiO Governo do Estado, Mistério da Saúde (MS), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (Cosems) e representantes do segmento nos municípios realizaram neste sábado, 14, o ‘Dia D Nacional de Combate à Dengue'.

No Amapá, a programação foi coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), com a proposta de fortalecer a conscientização da sociedade sobre a importância de medidas simples para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da doença.

Durante a ação, o Ministério da Saúde fez apresentação do Plano de Ação para 2024 e 2025 Durante a ação, o Ministério da Saúde fez apresentação do Plano de Ação para 2024 e 2025

O superintendente da SVS, Cássio Peterka, abordou dos dados epidemiológicos atualizados no estado e análise das tendências e desafios específicos para o estado.

“Foi um encontro bastante produtivo, o Amapá teve a oportunidade de apresentar o cenário atual da dengue apontando os principais desafios e dificuldades, além de propor alternativas de ações de combate à doença, conforme as necessidades de cada município”, pontuou Peterka.

Superintendente da SVS, Cássio PeterkaSuperintendente da SVS, Cássio PeterkaPara a secretária de Estado da Saúde, Nair Mota, a mobilização nacional contra a dengue é um momento de união de forças.

“Contamos com o apoio de todos nessa campanha, principalmente da população que tem um papel fundamental nas ações de combate à dengue, como retirar de casa qualquer objeto que possa acumular água, pois o ambiente pode se transformar num foco de proliferação do mosquito Aedes aegypti”, ressaltou Nair.

Secretária de Estado da Saúde, Nair MotaSecretária de Estado da Saúde, Nair Mota

A diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Alda Maria da Cruz, reforçou a importância de medidas simples para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, e na ocasião, apresentou o Plano Nacional de Enfrentamento à Dengue com diretrizes, metas e estratégias para o combate à doença.

“O plano também faz menção à integração intersetorial e o papel dos municípios nessa luta, falamos das novas tecnologias e métodos propostos pelo Ministério da Saúde no combate à dengue, chikungunya e zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti”, disse Alda.

Diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Alda Maria da CruzDiretora do Departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Alda Maria da Cruz

A visão dos municípios sobre os desafios locais, foi tema de um dos debates, representantes municipais compartilharam experiências e ações no enfrentamento à dengue, destacando boas práticas e dificuldades.

O Cosems também discutiu estratégias integradas, financiamento, e articulação intersetorial e propostas para fortalecimento do combate às arboviroses no estado.

“Este encontro é fundamental para discutirmos novas ações de combate a dengue, com tecnologias mais avançadas e outras situações que podem ser incorporadas dentro dos municípios para a gente realmente possa diminuir aquilo que causa muita preocupação e impacto na saúde pública, sendo as arboviroses, e especialmente a dengue”, ressaltou o apoiador técnico do Cosems-AP, Juan Mendes.

Apoiador técnico do Cosems-AP, Juan MendesApoiador técnico do Cosems-AP, Juan Mendes

Plano de Ação 2024/2025 

O Plano de Ação 2024/2025 para reduzir os impactos das arboviroses no Brasil foi lançado pelo Governo Federal, e visa diminuir os casos e óbitos por dengue, chikungunya, zika e oropouche no próximo período sazonal. 

O Ministério da Saúde destinou R$ 1,5 bilhão para o controle da dengue no ciclo 2024/2025, representando um aumento de 50% em relação ao período anterior.

Confira algumas aplicações dos recursos:

  • Métodos como o Wolbachia, Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs) e mosquitos estéreis;
  • Garantia de doses para o público elegível;
  • Aquisição de materiais para testagem de arboviroses;      
  • Medidas contra surtos da doença e projetos de pesquisa;
  • Distribuição de inseticidas e biolarvicidas aos estados para potencializar as ações de vigilância e controle.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Saúde