Governo do Estado realiza ação de saúde e bem-estar em comemoração aos 19 anos do Camuf, em Macapá
O centro é referência no atendimento de famílias em contexto de violências.
Diversos serviços foram oferecidos para as acolhidas do Camuf, em MacapáO Governo do Amapá realizou uma grande ação de saúde e bem-estar para comemorar os 19 anos de atuação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher e a Família (Camuf), em Macapá, na segunda-feira, 16.
Vacinação foi oferecida para pessoas de 9 a 75 anosA programação ofertou serviços odontológicos, distribuição de kit de higiene bucal para às crianças, massagem, design de sobrancelhas, esmaltação de unhas, corte de cabelo, limpeza de pele e penteados com tranças, além de vacinação para pessoas de 9 a 75 anos de idade.
“Há 19 anos transformando a vida de muitas pessoas, o centro é um importante equipamento que ampara, acolhe, defende às mulheres, a família e a sociedade, nosso intuito como Governo do Amapá é levar os benefícios do centro para todos os municípios”, frisou Adriana Ramos, secretaria de Políticas para Mulheres.
Personal bronze, Lene SantosUma das participantes foi a personal bronze, Lene Santos, de 48 anos, que já tinha conhecimento dos serviços desenvolvidos pelo Camuf à população.
“Eu sempre indico às minhas amigas que passam por algum problema, porque eu sei a eficiência que é o centro, acho maravilhoso o trabalho que é feito com as mulheres”, ressaltou Lene.
Aline Monique, de 44 anos, é moradora do Loteamento Mestre Oscar e também aproveitou os serviços oferecidos durante a programação, entre eles, os de saúde. Ela não perdeu tempo e atualizou a caderneta de vacinação.
Aline Monique aproveitou a ação para se vacinar“O que me chamou atenção foi a vacinação, sou atendida há quase um ano, aqui a gente é muito bem acolhida e orientado, e por isso temos um bom resultado na vida. Um conselho que dou para as mulheres que estão nesse momento enfrentado alguma dificuldade, que não se isole”, lembrou.
O centro foi criado pelo decreto governamental nº 4829 de 31 de outubro de 2005, e garante acolhimento e serviços especializados às amapaenses e às famílias, com atendimentos gratuitos de assistência social, psicologia, enfermagem, fisioterapia e assessoria jurídica.
Famílias receberam orientação e distribuição de kit odontológicoDe acordo com o assessor jurídico, Abrahão Jara, o centro também atende homens em contexto de violência através do projeto “Grupo reflexivos de homens” em parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap).
“O Camuf tem como diferencial, não somente para a mulher vítima de violência, como também os filhos que de certa forma são vítimas indiretas, e atende o homem agressor que é encaminhado diretamente pelo Juizado de Violência Doméstica, por meio do projeto, com objetivo de diminuir a reincidência da violência que esse agressor acaba cometendo", concluiu o assessor jurídico.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!