'Nunca é tarde para estudar', diz pedagoga ao realizar sonho de passar no concurso da educação do Governo do Amapá
Benedita Josiane superou desafios e conciliou estudos com a rotina pessoal para conquistar uma vaga no serviço público.
Benedita Josiane é uma das Novas Pedagogas nomeadas ao cargo públicoBenedita Josiane Silva de Sousa, de 38 anos, foi um dos 482 profissionais nomeados pelo governador Clécio Luís para a rede estadual de ensino. Natural de Santana e com uma história marcada por determinação, ela conquistou uma das 121 vagas de pedagogia na terceira chamada do concurso da educação. Ela deve atuar no município de Porto Grande.
A trajetória de Josiane não foi fácil. Sem computador e acesso à plataformas de estudos de qualidade, ela se dedicava exclusivamente ao celular para revisar conteúdos. Acordava todos os dias às 4h da manhã para estudar.
“Minha reação quando vi meu nome na lista foi de incredulidade. Liguei primeiro para a minha mãe, que sempre dizia que uma dessas vagas seria minha. Isso me deu forças para seguir em frente, mesmo nos momentos mais difíceis. Por isso eu sempre digo, nunca é tarde para estudar", relembrou a pedagoga, emocionada.
O apoio da família foi essencial durante a caminhada dela. Casada, Josiane destacou o papel do marido e da mãe, que sempre a incentivaram. Ela também é tia de um sobrinho autista, que considera "filho de coração", que foi um dos maiores motivos para querer atuar na educação.
FOTOS: Governo do Amapá celebra a chegada de 482 novos servidores da Educação
Pedagoga Josiane Souza com a mãe na cerimônia de nomeação na educaçãoMesmo sem frequentar cursinhos, Josiane estudou por conta própria durante três anos. No último ano, com a ajuda da irmã, adquiriu um curso on-line, intensificando sua rotina de estudos, que chegava a 8 horas por dia.
“Desde criança, eu tinha o sonho de contribuir com a educação, seja como professora ou pedagoga. Escolhi a pedagogia por acreditar que podemos transformar vidas com carinho, cuidado e respeito pelas nossas crianças”, explicou Josiane.
Para Josiane, a nomeação representa mais do que uma conquista pessoal, mas também a oportunidade de devolver à sociedade todo o aprendizado adquirido. Ela enxerga a pedagogia como um meio de transformação social, especialmente no trabalho com crianças com necessidades especiais. Agora, a servidora se prepara para transformar a vida dos alunos com dedicação e paixão pela educação.
“Nunca é tarde para estudar. Ouvi muitas vezes que o momento de aprender é quando somos jovens e sem filhos, mas provei para mim mesma que isso não é verdade. É possível lutar pelos nossos sonhos, independente das circunstâncias”, concluiu Josiane.
Novos servidores
A pedagoga compõe a 3ª turma de novos servidores da educação de 2024. Ao todo, o Governo do Amapá já convocou mais de 1,7 mil profissionais, marcando a maior injeção de educadores no quadro efetivo desde 2012.
A contratação dos concursados segue o compromisso de investir e valorizar os servidores públicos, na gestão que, em menos de dois anos, já convocou 4,7 mil profissionais.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!