Marabaixo, cortejo cultural e apresentações artísticas marcam abertura do 'Tambores do Meio do Mundo', em Macapá
Programação apoiada pelo Governo do Amapá aconteceu na noite de sexta-feira, 20, no palco no Largo dos Inocentes.
Tambores do Meio do Mundo celebra a cultura amapaense Foto: Aog Rocha/GEAPara valorizar, difundir a cultura e incentivar novos talentos da música amapaense, o Governo do Amapá apoia projetos como os "Tambores do Meio do Mundo", do Grupo Senzalas. A primeira edição ocorreu na sexta-feira, 20, no palco no Largo dos Inocentes, no Centro de Macapá.
A noite reuniu Amadeu Cavalcante, Joãozinho Gomes e Val Milhomem com a participação de vários convidados, entre eles, o grupo Banzeiro do Brilho-de-Fogo, banda Negro de Nós, Maju Vilhena e Arthur Sabioia.
“Nós como artistas que vivemos aqui e temos o Amapá como um ponto fundamental para nossa obra. É necessário para nós devolvermos ao estado, à sua população, ao seu povo tudo que eles nos dão, que é a história para que a gente produza nossas canções e escreva nossas poesias", explicou Joãozinho Gomes.
Grupo Senzalas é responsável pelo projeto Tambores do Meio do MundoFoto: Aog Rocha/GEAO projeto possibilita a diversos artistas, a oportunidade de mostrar a própria arte ao público. Esse é o caso da Maju Vilhena e banda.
Maju Vilhena e bandaFoto: Aog Rocha/GEA“Sou artista nortista, e receber o convite para estar aqui foi maravilhoso, é muito importante para nós que somos iniciantes participar desses eventos, é um alcance para nossa carreira. Agradeço ao Governo do Estado e ao grupo Senzalas", evidenciou Maju.
A programação conta com o fomento da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e apoio do senador Randolf Rodrigues. A atividade integra a iniciativa 'Arte nas Ruas', da Associação Artística Cultural Ói Nóiz Akí.
Os próximos shows acontecem nos dias 27 de dezembro, e 10 e 24 de janeiro de 2025, sempre no Largo dos Inocentes, espaço conhecido como 'Formigueiro', atrás da Igreja de São José, no Centro de Macapá.
Projeto é realizado no Largo dos Inocentes, no Centro de MacapáFoto: Aog Rocha/GEAGrupo Senzalas
Senzalas é um grupo musical formado em 1997 pelos amapaenses Amadeu Cavalcante, Val Milhomem e Zé Miguel e o paraense Joãozinho Gomes, como uma expressão da cultura e da identidade amapaense e amazônica.
A partir de bases rítmicas do marabaixo e do batuque, o grupo criou sua musicalidade própria e vem criando experimentos e possibilidades, produzindo fusões inventivas com o reggae, o zouk, o funk e o carimbó.
Como criador e difusor de música popular do norte do Brasil, o Senzalas tem dado uma contribuição importante para firmar a cultura da Amazônia no cenário da nova música brasileira. O show já foi apresentado até mesmo fora do Amapá, para públicos no Rio de Janeiro, São Paulo, Alemanha e Guiana Francesa.
Grupo Banzeiro Brilho de FogoFoto: Aog Rocha/GEA
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!