Réveillon do Amapá: confira as mudanças no trânsito durante os dias de programação
Intervenções incluem a suspensão temporária do tráfego de veículos, destinação de áreas para desembarque e rotas de emergência no centro de Macapá.
Perímetro de ação envolve uma área de 382 mil metros quadrados no entorno do anfiteatro da Fortaleza de São JoséPara viabilizar um trânsito organizado e seguro para a população durante o Réveillon do Amapá, o maior Ano Novo da Amazônia, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP) montou um esquema especial que passa a vigorar neste sábado, 28, no Centro de Macapá. As mudanças incluem a suspensão temporária da circulação de veículos em ruas e avenidas, criação de áreas de embarque e desembarque e rotas de emergência.
O perímetro de ação envolve uma área de 382 mil metros quadrados próximo ao anfiteatro da Fortaleza de São José, local dos shows, no trecho que compreende o cruzamento da Rua Cândido Mendes com o início da avenida FAB até a rua Rio Matapi, na orla de Macapá.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COM DIAS E HORÁRIOS DO RÉVEILLON DO AMAPÁ
Rotas fechadas servirão para a livre movimentação de pessoas e rotas para ambulânciasCirculação de veículos
O Detran, com o apoio da Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), fará a suspensão da circulação de veículos em ruas e avenidas entre os dias 28 e 31, a partir das 19h. Os espaços servirão para a livre movimentação de pessoas e rotas para ambulâncias, viaturas, veículos oficiais e empreendedores cadastrados na Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete-AP).
Trânsito da Rua Cândido Mendes, no sentido para o Rio Amazonas, será suspensoÀ esquerda da Rua Cândido Mendes, no sentido para o Rio Amazonas, será suspenso o tráfego nas ruas Rio Matapi, Rio Vila Nova, Rio Maracá e Avenidas Henrique Galúcio, Coaraci Nunes, Mendonça Júnior, Padre Júlio, Cora de Carvalho, General Gurjão, Presidente Vargas, Coriolano Jucá e Iracema Carvão Nunes.
A partir das 19h, todos os veículos poderão apenas sair das vias listadas, não sendo mais permitida a entrada nos espaços. As avenidas Cora de Carvalho e Padre Júlio Maria Lombaerd serão rotas de emergência para ambulâncias e viaturas.
Embarque e desembarque
Na abertura da programação, neste sábado, 28, com o rei Roberto Carlos, o Governo do Amapá vai priorizar o acesso de idosos e pessoas com deficiência à área do shows, focando o desembarque deste público na rua Cândido Mendes, nas proximidades da Fortaleza de São José.
Haverá duas áreas exclusivas de embarque e desembarque de passageirosCondutores com a licença de estacionamento especial atualizada para PCD, poderão solicitar ao patrulhamento da Polícia Militar o desembarque em vias interditadas que estejam passíveis de manobra de veículos.
Para taxistas, haverá duas áreas exclusivas de embarque e desembarque de passageiros, sendo uma delas na Avenida Antônio Coelho de Carvalho, ao lado do Mercado Central, e a outra na rua Cândido Mendes, em frente ao prédio da Residência Oficial do Governo do Amapá.
Terminais de ônibus
O Governo do Amapá vai disponibilizar linhas gratuitas de ônibus na região metropolitana, que compreende Macapá, Santana e Mazagão, nas quatro noites do maior Réveillon da Amazônia, que acontece no anfiteatro da Fortaleza de São José, em Macapá. Os coletivos vão atender o público sem cobrança da passagem das 18h às 6h, de 28 de dezembro a 1° de janeiro de 2025.
O terminal de ônibus metropolitano será na avenida Rio Matapi. Já o terminal de ônibus municipal de Macapá será na Praça do Barão.
Transporte alternativo
Devido ao número reduzido de vagas de estacionamento no Centro de Macapá, o Governo do Estado orienta a população a utilizar meios de transporte alternativos para chegar até o evento, como ônibus, mototáxi, táxi ou veículos de aplicativo. A escolha destes meios é uma solução para evitar transtornos na procura de vagas, bem como no retorno para casa.
“A orientação mais importante a ser dada para os brincantes, é que escolham não vir para o centro em seus próprios veículos, pois isso pode gerar problemas tanto na chegada, quanto na saída, uma vez que são poucas vagas disponíveis para estacionar. Pela maior facilidade e segurança, escolher outros meios de transporte é uma alternativa boa não só para o cidadão, mas para o fluxo de trânsito nas áreas de grande movimento”, destacou o diretor-presidente do Detran-AP, capitão Rorinaldo Gonçalves.
Estrutura está sendo montada no anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!