Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MAIOR ANO NOVO DA AMAZÔNIA

Réveillon do Amapá: confira as mudanças no trânsito durante os dias de programação

Intervenções incluem a suspensão temporária do tráfego de veículos, destinação de áreas para desembarque e rotas de emergência no centro de Macapá.

Por Vithória Barreto
27/12/2024 07h58

Perímetro de ação envolve uma área de 382 mil metros quadrados no entorno do anfiteatro da Fortaleza de São JoséPara viabilizar um trânsito organizado e seguro para a população durante o Réveillon do Amapá, o maior Ano Novo da Amazônia, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP) montou um esquema especial que passa a vigorar neste sábado, 28, no Centro de Macapá. As mudanças incluem a suspensão temporária da circulação de veículos em ruas e avenidas, criação de áreas de embarque e desembarque e rotas de emergência.

O perímetro de ação envolve uma área de 382 mil metros quadrados próximo ao anfiteatro da Fortaleza de São José, local dos shows, no trecho que compreende o cruzamento da Rua Cândido Mendes com o início da avenida FAB até a rua Rio Matapi, na orla de Macapá.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COM DIAS E HORÁRIOS DO RÉVEILLON DO AMAPÁ

Rotas fechadas servirão para a livre movimentação de pessoas e rotas para ambulânciasCirculação de veículos

O Detran, com o apoio da Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), fará a suspensão da circulação de veículos em ruas e avenidas entre os dias 28 e 31, a partir das 19h. Os espaços servirão para a livre movimentação de pessoas e rotas para ambulâncias, viaturas, veículos oficiais e empreendedores cadastrados na Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete-AP).

Trânsito da Rua Cândido Mendes, no sentido para o Rio Amazonas, será suspensoÀ esquerda da Rua Cândido Mendes, no sentido para o Rio Amazonas, será suspenso o tráfego nas ruas Rio Matapi, Rio Vila Nova, Rio Maracá e Avenidas Henrique Galúcio, Coaraci Nunes, Mendonça Júnior, Padre Júlio, Cora de Carvalho, General Gurjão, Presidente Vargas, Coriolano Jucá e Iracema Carvão Nunes.

A partir das 19h, todos os veículos poderão apenas sair das vias listadas, não sendo mais permitida a entrada nos espaços. As avenidas Cora de Carvalho e Padre Júlio Maria Lombaerd serão rotas de emergência para ambulâncias e viaturas.

Embarque e desembarque

Na abertura da programação, neste sábado, 28, com o rei Roberto Carlos, o Governo do Amapá vai priorizar o acesso de idosos e pessoas com deficiência à área do shows, focando o desembarque deste público na rua Cândido Mendes, nas proximidades da Fortaleza de São José.

Haverá duas áreas exclusivas de embarque e desembarque de passageirosCondutores com a licença de estacionamento especial atualizada para PCD, poderão solicitar ao patrulhamento da Polícia Militar o desembarque em vias interditadas que estejam passíveis de manobra de veículos.

Para taxistas, haverá duas áreas exclusivas de embarque e desembarque de passageiros, sendo uma delas na Avenida Antônio Coelho de Carvalho, ao lado do Mercado Central, e a outra na rua Cândido Mendes, em frente ao prédio da Residência Oficial do Governo do Amapá.

Terminais de ônibus

O Governo do Amapá vai disponibilizar linhas gratuitas de ônibus na região metropolitana, que compreende Macapá, Santana e Mazagão, nas quatro noites do maior Réveillon da Amazônia, que acontece no anfiteatro da Fortaleza de São José, em Macapá. Os coletivos vão atender o público sem cobrança da passagem das 18h às 6h, de 28 de dezembro a 1° de janeiro de 2025.

O terminal de ônibus metropolitano será na avenida Rio Matapi. Já o terminal de ônibus municipal de Macapá será na Praça do Barão. 

Transporte alternativo

Devido ao número reduzido de vagas de estacionamento no Centro de Macapá, o Governo do Estado orienta a população a utilizar meios de transporte alternativos para chegar até o evento, como ônibus, mototáxi, táxi ou veículos de aplicativo. A escolha destes meios é uma solução para evitar transtornos na procura de vagas, bem como no retorno para casa.

“A orientação mais importante a ser dada para os brincantes, é que escolham não vir para o centro em seus próprios veículos, pois isso pode gerar problemas tanto na chegada, quanto na saída, uma vez que são poucas vagas disponíveis para estacionar. Pela maior facilidade e segurança, escolher outros meios de transporte é uma alternativa boa não só para o cidadão, mas para o fluxo de trânsito nas áreas de grande movimento”, destacou o diretor-presidente do Detran-AP, capitão Rorinaldo Gonçalves.

Estrutura está sendo montada no anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!