Balanço 2024: Governo do Amapá alcança marca de mais de 6 mil cirurgias no Hospital de Emergência de Macapá
Procedimentos ortopédicos são a maioria, seguidos pelas cirurgias gerais.
Número reflete o compromisso do Governo do Amapá em reduzir o tempo de espera por cirurgiasO Governo do Amapá registrou 6.017 cirurgias realizadas no Hospital de Emergência (HE) de Macapá entre janeiro e dezembro de 2024. Os números são resultado do trabalho intenso e dos investimentos realizados nos últimos dois anos que refletem o compromisso em reduzir o tempo de espera por cirurgias e ampliar a capacidade de atendimento.
As cirurgias ortopédicas representaram o maior volume, com 3.628 procedimentos, seguidas pelas cirurgias gerais, que totalizaram 1.690 intervenções.
Confira os números de cirurgias por especialidade:
- Ortopédicas: 3.628
- Cirurgias gerais: 1.690
- Endoscópicas: 186
- Urológicas: 101
- Bucomaxilofaciais: 82
- Neurológicas: 71
- Vasculares: 208
- Plásticas reparadoras: 37
- Outros procedimentos: 15 (incluindo 1 pediátrico e cirurgias torácicas e otorrinolaringológicas).
Cirurgias ortopédicas representaram o maior volume, com 3.628 procedimentosGestão e melhorias estruturais
O diretor do HE, Emanuel Martins, destacou que os resultados expressivos são fruto do planejamento iniciado em janeiro de 2023, que incluiu investimentos estratégicos em equipamentos modernos, medicamentos, correlatos e melhorias na infraestrutura do hospital e do centro cirúrgico, além de um atendimento mais eficiente.
"Esses resultados são fruto de um trabalho contínuo ao longo de dois anos. Pelo segundo ano consecutivo, colhemos os benefícios dessa organização, que garantiu maior agilidade no tratamento cirúrgico", afirmou Martins.
Equipe das áreas de anestesia e ortopedia do HE de MacapáO diretor também ressaltou o papel fundamental da equipe multiprofissional no alcance desses números.
"As equipes especializadas que realizam os procedimentos, assim como os profissionais de enfermagem, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, e também serviços gerais, foram essenciais para dar suporte e agilizar o fluxo de pacientes", destacou.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!