Bebê prematuro extremo recebe alta após seis meses na UTI Neonatal e emociona equipe do Hospital da Mulher Mãe Luzia, em Macapá
João Pedro nasceu em 24 de junho, pesando apenas 788 gramas, e enfrentou diversas complicações.
João Pedro recebeu alta no sábado, 28, após seis meses internado na UTI Neonatal da maternidade Mãe LuziaA equipe do Hospital da Mulher Mãe Luzia, em Macapá, celebra um fim de ano especial, tudo porque o pequeno João Pedro, um bebê considerado prematuro extremo, recebeu alta no sábado, 28, após seis meses e quatro dias internado na UTI Neonatal. O momento emocionou a mãe dele, Cristiane Maciel, que não saiu de perto do filho, e os profissionais que atuam na maternidade.
Nascido em 24 de junho, com apenas 788 gramas, João Pedro enfrentou diversas complicações relacionadas à prematuridade extrema, mas sempre demonstrou vontade de viver. Cristiane teve uma gestação marcada por pré-eclâmpsia e outras adversidades, mas permaneceu ao lado do filho durante todo o período de internação, em uma promessa de fé e dedicação.
“Cristiane é uma mãe de fé, sempre vigilante e atuante no cuidado com seu bebê, que venceu tantas dificuldades. É emocionante presenciarmos este momento, ainda mais no fim de ano. Esse foi um presente pra família dele e pra todos nós, da maternidade", destacou a enfermeira Fabiane Lopes.
A alta de João Pedro foi celebrada com grande emoção pela equipe médica. “Ele é muito amado por todos aqui. Seus cabelinhos loiros e enrolados nos encantaram. É uma verdadeira bênção, um dos milagres da nossa UTI Neonatal”, concluiu a enfermeira.
Equipe da UTI Neonatal celebrou a alta do pequeno João PedroNova UTI Neonatal
Após 71 anos desde a inauguração do prédio, a maternidade passa por uma ampla reforma, mas já recebeu uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal com 32 leitos e um ambiente para o Acolhimento com Classificação de Risco totalmente revitalizado.
O espaço conta com leitos do tipo incubadoras e berços aquecidos, posto de enfermagem e serviço, sala de utilidades, recepção e espera com sanitários, triagem, consultórios ginecológico com sanitários, consultório neonatal, sala de ultrassonografia, sala de teste rápido, sala de observação com 11 poltronas, sala vermelha, acesso de ambulância e novos sanitários para os funcionários.
Os recursos para os equipamentos foram articulados pela deputada estadual Edna Auzier, e a obra foi executada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinf), com emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues.
Nova UTI Neonatal do Hospital da Mulher Mãe LuziaHospital da Mulher Mãe Luzia
A maternidade é especializada em neonatologia e realiza cerca de 500 partos por mês, sendo 10% de mulheres provenientes de municípios paraenses como Chaves, Afuá e Breves. Com 57 leitos voltados para casos de prematuridade, o hospital oferece atendimento multiprofissional e um Banco de Leite Humano que apoia bebês internados na UTI.
A unidade promove o contato entre mãe e bebê logo após o nascimento, salvo em casos de adversidades, para garantir acolhimento e fortalecimento do vínculo. Além disso, é responsável por pré-natal de alto risco, reforçando o compromisso com a saúde materno-infantil no Amapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!