Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo do Estado garante segurança pública na abertura do Réveillon do Amapá sem registro de ocorrências graves

O maior Ano Novo da Amazônia, atraiu milhares de fãs no sábado, 28; programação é promovida pelo Governo do Estado, iniciativa privada, Ministério do Turismo e senador Davi Alcolumbre.

Por Marcelle Corrêa
29/12/2024 06h30

Primeira noite do Réveillon do Amapá não registrou ocorrências gravesO Réveillon do Amapá, o maior Ano Novo da Amazônia, iniciou neste sábado, 28, com o show gratuito e inesquecível de Roberto Carlos, que atraiu milhares de pessoas que se concentraram no anfiteatro da Fortaleza de São de Macapá. Durante a programação não foram registradas ocorrências graves de segurança.

Para manter a tranquilidade dos espectadores na apresentação do "Rei", a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), coordena um forte esquema de segurança que atua durante os dias de eventos e apresentações nacionais e regionais no Réveillon. Segundo a secretaria, está garantida ainda a cobertura em várias frentes de atuação em todos os 16 municípios. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO RÉVEILLON DO AMAPÁ

Anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá reuniu milhares de pessoas na primeira noite do Réveillon do AmapáNa capital, a iniciativa contempla todos os eventos realizados ao longo da orla do Rio Amazonas, que devem receber em média 250 mil pessoas por noite. O casal Eloisy e Lucas Tavares relataram que, mesmo com tantas pessoas, por onde passavam o clima era de paz e muita alegria, sem tumultos e confusões.

Casal Eloisy e Lucas Tavares"Nos sentimos muito seguros. Desde a chegada na Fortaleza, em vários quarteirões tinham pelo menos dois ou três policiais fazendo todo o aparato da segurança para a chegada da população no anfiteatro. Aí fora os que estão circulando no meio do público, indo e vindo. Graças a Deus, nesse show e em todos os outros que vierem, nos sentiremos seguros", celebrou Lucas Tavares, convicto do trabalho preventivo e operacional dos agentes da segurança pública do Amapá 

Segurança moderna e especializada 

São mais de 1,8 mil agentes que estão empenhados nos serviços de proteção e ordem dos eventos do Réveillon do Amapá. A Sejusp enfatiza que, na capital, a iniciativa contempla todos os eventos realizados ao longo da orla do Rio Amazonas, e que o policiamento ordinário disposto nos bairros não foi afetado, assim como as ações nos 16 municípios.

O planejamento integrado inclui profissionais das Polícias Militar, Civil, Científica, Corpo de Bombeiros, Grupo Tático Aéreo (GTA) e Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). As forças de segurança estão presentes em diversas áreas, incluindo o policiamento de trânsito, monitoramento por drones, patrulhamento a pé e motorizado, além de equipes especializadas do Corpo de Bombeiros, como observadores de risco e serviços de combate a incêndios. 

Planejamento integrado inclui profissionais do Corpo de Bombeiros Militar e demais forças de segurança do AmapáO esquema de segurança conta também com uma central de videomonitoramento montada em um ponto estratégico para vigilância contínua, além de câmeras com reconhecimento facial.

"O planejamento foi realizado tanto para resguardar a segurança dos eventos que estão sendo realizados pelo Governo do Estado, quanto os do Município. Estamos utilizando um aparato tecnológico muito grande, como as câmeras de alta resolução instaladas ao longo do perímetro do anfiteatro da Fortaleza e o videomonitoramento. Está ativo também o rastreio de pessoas que eventualmente estejam utilizando tornozeleiras eletrônicas e, caso haja identificações, os apenados serão conduzidos para as providências", explicou José Neto, secretário de Estado da Segurança Pública.

esquema de segurança conta também com uma central de videomonitoramentoEm outra frente de trabalho, uma delegacia móvel funcionará durante todo o período do evento para atender crimes de menor potencial ofensivo. Ocorrências de flagrante serão encaminhadas para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) do Pacoval e delegacias especializadas.

Delegado geral Cézar Vieira (centro à direita)"Essa unidade policial funciona dentro do ônibus da Defensoria e conta com delegados, agentes e oficiais da Polícia Civil que estão de prontidão para o registro de ocorrências como furtos, ameaças. Os flagrantes serão conduzidos para o Ciosp do Pacoval, para a Delegacia Especializadas em Crimes Contra a Mulher ou para a Delegacia Especializada de Investigação de Atos Infracionais, a depender do caso", explicou Cézar Vieira, delegado geral da Polícia Civil do Amapá. 

Maior Ano Novo da Amazônia 

Com entrada franca para todos, a programação que celebra a chegada de 2025 iniciou neste sábado, 28, e segue até 31 de dezembro no anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá. O evento é promovido pela iniciativa privada em união com o Governo do Amapá, Ministério do Turismo e senador Davi Alcolumbre.

Com grandes nomes nacionais contratados por empresas do setor privado, como Roberto Carlos, Alok, Ávine Vinny, Alceu Valença, João Gomes e Pablo do Arrocha, o evento contará com transporte metropolitano gratuito e presença de mais de 1,8 mil agentes de segurança pública do Governo do Amapá que darão suporte ao público presente.

O Governo do Amapá promove, ainda, a participação de mais de 40 artistas locais que enaltecerão as vozes e ritmos amazônicos como Tatty Taylor, Letícia Auolly, Amazônia Fusion, Rogério e Cia e Os Moreiras. O tradicional show pirotécnico terá duração de aproximadamente 15 minutos, da terça-feira, 31, para o dia 1º de janeiro de 2025, realizado com baixo volume sonoro para conciliar alegria e inclusão.

A estrutura do Réveillon da Amazônia no Amapá traz um ambiente totalmente moderno, com palco, som e iluminação, também garantidos pelo Governo do Estado. O evento consolida o estado como roteiro de grandes eventos nacionais do fim de ano, movimentando a economia, o turismo, a cultura e as produções locais.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!