‘Orgulho de ser louceira e ter ensinado a minha arte às novas gerações’, relata artesã durante apresentação de projeto, em Macapá
Marciana Nonata, de 84 anos, expôs suas produções na Casa do Artesão no sábado, 28, aproveitando a abertura do Réveillon do Amapá, o maior Ano Novo da Amazônia.
Aos 84 anos, mestra artesã Marciana Nonata mostra habilidade na produção de louças com a argilaA mestra artesã Marciana Nonata Dias, de 84 anos, é louceira tradicional do distrito do Maruanum, na zona rural de Macapá. Ela encerrou no sábado, 28, a série de apresentações da primeira etapa do projeto “Mestre na Casa: Memórias Vivas do Artesanato”, aproveitando a abertura do Réveillon do Amapá, na orla da capital.
O objetivo foi mostrar à população e aos visitantes da Casa do Artesão Amapaense, que aproveitaram a ida ao maior Ano Novo da Amazônia, um pouco dos saberes e fazeres, histórias, técnicas e tradições contadas pelos próprios artesãos e suas tipologias. Marciana contou que o primeiro contato com a argila foi aos 10 anos de idade, ao ver as tias no rito de preparação do barro para moldar as peças.
Marciana Nonata possui a carteira nacional de mestra artesã “Por pura brincadeira, eu pegava escondido uns pedaços de argila e tentava montar algo artesanal. Talvez a minha curiosidade em aprender, me fez criar gosto pela arte. Hoje, tenho orgulho de dizer que sou uma louceira tradicional e ajudei a repassar as técnicas de produção que aprendi com minhas tias para várias gerações”, explicou a mestra artesã.
O projeto “Mestre na Casa: Memórias Vivas do Artesanato” é uma iniciativa do Governo do Estado, que busca enaltecer artesãos. Com 70 anos de profissão, Marciana Nonata tem 11 filhos, 17 netos e 18 bisnetos. A mestra produz peças como panelas, fogareiro, travessas, tigelas, bandejas, xícaras, bonecos de barro, copos, alguidar, entre outros utensílios.
Até uma peça ficar pronta para exposição e comercialização nas feiras locais e nacionais, há todo um processo que vai desde a coleta do barro, queima e acabamento. Para ganhar mais resistência e textura, no barro é acrescentado a casca do Caripé e a resina da Jutaiçica. O primeiro é transformado em cinza e misturado para confecção da louça. O segundo, usado para lustrar, dar brilho nas louças.
A bisneta Myllena da Costa DiasA Myllena da Costa Dias, de 9 anos, é da geração de bisnetas da Marciana Nonata e vem aprendendo as técnicas para a confecção de artesanato com o uso da argila.
“Tenho muito orgulho de ter aprendido este ofício que vem sendo repassado por várias gerações da minha família. Hoje estou aqui, na Casa do Artesão, vendo minha avó querida apresentar o conhecimento adquirido ao longo de décadas e contando ao público toda essa experiência”, comentou a pequena Myllena.
A apresentação da mestra artesã foi mediada pelo secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), Ezequias Costa. Ele destacou a importância de prestar a homenagem em vida e preservar a memória dos pioneiros da cultura artesanal.
Secretário Ezequias Costa foi o mediador da apresentação “O Mestre na Casa é um projeto concedido pelo Governo do Estado com essa finalidade, que é manter viva essa memória de saberes e fazeres dos nossos artesãos. Mestra Marciana Nonata é um exemplo de dedicação, amor e conhecimento sobre o uso da argila na produção de louças. É uma justa e correta homenagem”, finalizou Ezequias Costa.
As mestras artesãs Rosângela Nascimento e Maria Servita também se apresentaram no projeto “Mestre na Casa: Memórias Vivas do Artesanato”. Em 2024, junto com a artesã Marciana Nonata, receberam a carteira nacional de mestre artesã do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo. O título é um reconhecimento por ensinarem para outras pessoas, as técnicas das tipologias utilizadas na produção de peças artesanais.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!