Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INVERNO AMAZÔNICO

Governo do Amapá realiza ações preventivas e monitora municípios no período de chuvas

Iniciativa acompanha áreas com risco de alagamentos em Macapá, Santana, Serra do Navio, Ferreira Gomes, Oiapoque, Calçoene, Tartarugalzinho e Laranjal do Jari.

Por Bianck Bastos
31/12/2024 15h00

Governo do Amapá inicia ações preventivas no período de chuvas intensas em todo o estadoCom a intensificação das chuvas e fortes ventos do período do “inverno amazônico”, o Governo do Estado realiza ações preventivas em nove municípios. A iniciativa coordenada pela Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros (CBM) do Amapá atua no monitoramento de áreas com risco de alagamento nas regiões mapeadas.

Segundo o CBM-AP, as plataformas de coletas de dados apontam e acompanham localidades em Macapá, Santana, Serra do Navio, Porto Grande, Ferreira Gomes, Oiapoque, Calçoene, Tartarugalzinho, e Laranjal do Jari. A capital possui 34 locais com riscos de inundações devido às chuvas intensas.

“Com a chegada do inverno o Corpo de Bombeiros alerta à população para ter uma atenção redobrada em relação aos alagamentos. Uma das causas que ocasionam essas inundações, principalmente em Macapá, é o período de preamar, em que as águas atingem o volume máximo de maré alta. Contudo, nossas equipes estão de prontidão em casos de ocorrência”, explicou o chefe da Seção de Planejamento da Defesa Civil, major Wagner Reis.

Equipe da Defesa Civil atua preventivamente com monitoramento de regiões com potencial de alagamentosAs ações de monitoramento em todo o Amapá são realizadas por meio de pluviômetros, equipamentos instalados em pontos estratégicos que medem a quantidade de chuvas. As equipes do Corpo de Bombeiros também contam com informações repassadas em tempo real pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden). 

“Estão Inicialmente previstas muitas chuvas para o Norte e poucas chuvas para o Sul, é o que aponta a nossa climatologia, já que na média climatológica, para o Amapá, a gente tem muito volume de água, variando entre 300 e 380 milímetros em todo o estado. Então, para o mês de janeiro haverá a quebra dessa climatologia, jogando mais chuvas para os municípios localizados nessa região”, destacou o metrologista do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Jefferson Vilhena.

Serviços

Em casos de emergência, a Defesa Civil alerta a população para entrarem em contato com os seguintes serviços:

  • 193 - Corpo de Bombeiros
  • 190 - Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes)
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!