Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INVERNO AMAZÔNICO

Governo do Amapá realiza ações preventivas e monitora municípios no período de chuvas

Iniciativa acompanha áreas com risco de alagamentos em Macapá, Santana, Serra do Navio, Ferreira Gomes, Oiapoque, Calçoene, Tartarugalzinho e Laranjal do Jari.

Por Bianck Bastos
31/12/2024 15h00

Governo do Amapá inicia ações preventivas no período de chuvas intensas em todo o estadoGoverno do Amapá inicia ações preventivas no período de chuvas intensas em todo o estadoCom a intensificação das chuvas e fortes ventos do período do “inverno amazônico”, o Governo do Estado realiza ações preventivas em nove municípios. A iniciativa coordenada pela Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros (CBM) do Amapá atua no monitoramento de áreas com risco de alagamento nas regiões mapeadas.

Segundo o CBM-AP, as plataformas de coletas de dados apontam e acompanham localidades em Macapá, Santana, Serra do Navio, Porto Grande, Ferreira Gomes, Oiapoque, Calçoene, Tartarugalzinho, e Laranjal do Jari. A capital possui 34 locais com riscos de inundações devido às chuvas intensas.

“Com a chegada do inverno o Corpo de Bombeiros alerta à população para ter uma atenção redobrada em relação aos alagamentos. Uma das causas que ocasionam essas inundações, principalmente em Macapá, é o período de preamar, em que as águas atingem o volume máximo de maré alta. Contudo, nossas equipes estão de prontidão em casos de ocorrência”, explicou o chefe da Seção de Planejamento da Defesa Civil, major Wagner Reis.

Equipe da Defesa Civil atua preventivamente com monitoramento de regiões com potencial de alagamentosEquipe da Defesa Civil atua preventivamente com monitoramento de regiões com potencial de alagamentosAs ações de monitoramento em todo o Amapá são realizadas por meio de pluviômetros, equipamentos instalados em pontos estratégicos que medem a quantidade de chuvas. As equipes do Corpo de Bombeiros também contam com informações repassadas em tempo real pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden). 

“Estão Inicialmente previstas muitas chuvas para o Norte e poucas chuvas para o Sul, é o que aponta a nossa climatologia, já que na média climatológica, para o Amapá, a gente tem muito volume de água, variando entre 300 e 380 milímetros em todo o estado. Então, para o mês de janeiro haverá a quebra dessa climatologia, jogando mais chuvas para os municípios localizados nessa região”, destacou o meteorologista do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Jefferson Vilhena.

Serviços

Em casos de emergência, a Defesa Civil alerta a população para entrarem em contato com os seguintes serviços:

  • 193 - Corpo de Bombeiros
  • 190 - Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes)

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Bombeiros