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DIREITO DO CONSUMIDOR

Balanço 2024: Procon Amapá registra aumento de 38,7% nos atendimentos

Atividades educativas e fiscalizatórias alcançaram 1.330 empreendimentos em 10 municípios do Amapá.

Por Thiago Mira
06/01/2025 12h44

Ao longo de 2024, Procon Amapá realizou atendimentos itinerantesO Instituto de Defesa do Consumidor no Amapá (Procon-AP) apresenta o balanço das atividades no ano de 2024. Entre denúncias, reclamações, fiscalizações e outros serviços, o órgão registrou 6.158 atendimentos realizados, um aumento de 38,7% em relação a 2023.

De janeiro a dezembro, no setor de fiscalização foram apuradas 210 denúncias, além de 50 operações que alcançaram 1.330 empreendimentos no estado, representando um aumento de 10,8%. Durante as atividades, 7 apreensões foram realizadas, a maioria relacionadas a produtos fora do prazo de validade. 

Ação educativa de final de ano para fornecedoresO instituto também promoveu diversas ações educativas ao longo do ano, com palestras e atendimentos itinerantes, levando orientações a respeito dos direitos dos consumidores e também sobre deveres dos fornecedores. O resultado das atividades reflete na queda no número de notificações, que apresentou redução de 14,4%.

Em 2024, o Procon atuou nos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Oiapoque, Itaubal, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari e Cutias. 

Presidente Matheus Pinto entre as chefes dos setores de Fiscalização, Lana Silva, e de Atendimento e Cartório, Adrini França“Acreditamos que a educação é o caminho positivo para alcançarmos o equilíbrio nas relações de consumo, por isso, o Procon-AP se propôs em levar a informação tanto para os consumidores quanto para os fornecedores, nesse processo, é essencial que todos os envolvidos saibam exatamente qual o seu papel na relação consumerista. Vamos continuar atuante em 2025, tanto na parte educativa quanto na atividade fiscalizatória e sempre à disposição dos consumidores amapaenses”, afirma o diretor-presidente do Procon-AP, Matheus Pinto.

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