Com foco na conservação do espaço, estruturas do Réveillon do Amapá são desmontadas no anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá
Trabalhadores participaram de oficina de educação patrimonial, respeitando o plano de adequação do espaço; já foram retirados os sistemas de sonorização, iluminação e cenografia.
Desmontagem respeita o plano de conservação apresentado pela Secult ao IphanDesde o dia 1º de janeiro, a mega estrutura do Réveillon do Amapá vem sendo gradativamente desmontada, respeitando o plano de conservação e adequação do anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá, local dos quatro dias de programação realizada pelo Governo do Estado, iniciativa privada, Ministério do Turismo e senador Davi Alcolumbre.
Já foram retirados os sistemas de sonorização, iluminação, cenografia e pisos de madeira. A conclusão dos serviços está prevista até a próxima semana. O trabalho integra o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
"Quando o Governo do Estado pensou o Réveillon, visamos garantir primeiro a integridade física do monumento histórico da Fortaleza de São José e por isso, firmamos um TAC com o Iphan que prevê não só ações reparatórias, mas principalmente, o plano de conservação e adequação do anfiteatro, ou seja, as praças ao norte e leste do monumento serão revitalizadas numa segunda etapa de ações", destacou a secretária de Estado da Cultura, Clícia Vieira Di Miceli.
Já foram retirados os sistemas de sonorização, iluminação e cenografiaAntes dos serviços de montagem e retirada da estrutura, os trabalhadores das empresas contratadas participaram de uma oficina de educação patrimonial com a gerência do Museu da Fortaleza de São José, para que entendessem a importância histórica do lugar e respeitassem às diretrizes de uso da área, que é adequada para grandes eventos.
A secretária também pontuou que, todos esses cuidados com a Fortaleza são necessários, uma vez que, por se tratar de um bem cultural tombado, existem fundamentos legais que regulamentam esses bens, visando garantir a sua preservação.
“A utilização da Fortaleza para eventos integra a estratégia de gestão do patrimônio, sendo desejável por estimular a apropriação social do espaço e destacar a relevância cultural da edificação", explicou Clícia.
Após a retirada de toda a estrutura, representantes do Iphan farão um relatório do espaço para averiguar se não houve nenhum dano ao patrimônio e arredores. Conforme acordo, o Governo do Estado será responsável pelas reestruturações.
Trabalhadores das empresas contratadas participaram de uma oficina de educação patrimonial com a gerência do MuseuOperação de limpeza
Após quatro noites de celebrações e shows, o Governo do Estado realizou uma grande operação de limpeza no anfiteatro da Fortaleza de São José e todo o entorno, chegando até a Casa do Artesão. Ao todo, foram recolhidas aproximadamente 112 toneladas de resíduos entre os dias 28 de dezembro de 2024 e 1º de janeiro de 2025.
As atividades foram conduzidas por equipes da Secretaria de Estado de Transporte (Setrap), com a participação de 80 colaboradores por dia. Além disso, a operação contou com o apoio de dois caminhões basculantes, uma retroescavadeira e um caminhão-pipa, utilizados diariamente para agilizar o processo de limpeza.
Previsão é que os serviços de desmontagem da estrutura encerrem na sexta-feira, 10Restauro da Fortaleza
A iniciativa reforça a responsabilidade ambiental e a preservação da Fortaleza de São José de Macapá, que está passando por obras de restauro.
O projeto, que está sendo executado por etapas, em parceria com o Governo Federal, prevê a revitalização, conservação e requalificação da maior fortificação do Brasil, além de promover uma nova destinação social aos espaços físicos com a criação de galeria de artes, restaurantes, salas de exposições e espaço para shows.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!