Formatura na Escola Estadual Maria do Carmo Viana destaca avanços na educação amapaense
Cerimônia contou com 49 formandos dos Ensinos Fundamental e Médio e marcou o encerramento do ano letivo de 2024.
A cerimônia de formatura de alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos, no bairro Jardim Felicidade, Zona Norte de Macapá, celebrou o encerramento do ano letivo de 2024 na terça-feira, 7.
Com participação de equipes da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o momento reuniu 49 formandos, além de familiares e professores na quadra da escola, com destaque ao protagonismo estudantil e os avanços promovidos na educação ao longo do ano.
Momentos emocionantes marcaram a solenidade, como o juramento tradicional dos formandos, a outorga e a entrega de certificados de conclusão de cursos como Libras e Francês, ofertados como parte das atividades complementares do modelo de ensino em tempo integral.
“Esse momento é único e emocionante porque simboliza o encerramento de um ciclo para nossos alunos, que saem preparados para novos desafios no mercado de trabalho ou no ensino superior. A Secretaria de Educação tem trabalhado para entregar à sociedade estudantes qualificados e capazes de transformar o futuro,” afirmou a secretária adjunta de Políticas Educacionais, Andréia Viana.
A formatura reflete os resultados de um ano letivo marcado por investimentos e projetos que consolidaram o protagonismo dos estudantes e fortaleceram a qualidade do ensino. Em 2024, o Governo do Amapá destinou R$ 1,8 bilhão para a educação, com recursos aplicados na revitalização de escolas, aquisição de materiais pedagógicos, qualificação de profissionais e implementação de iniciativas pedagógicas inovadoras.
“É muito importante participar deste momento em que estamos acompanhando a formatura desses estudantes no modelo pedagógico em que se trabalha o projeto de vida enquanto centralidade, para termos um ensino mais completo. Estamos entregando ao mundo cidadãos competentes, solidários e preparados, para terem mais oportunidades de mudança de vida”, destacou a assessora pedagógica da equipe de implantação das Escolas em Tempo Integral, Helem da Graça.
Conquistas para a educação
A educação em tempo integral também teve destaque em 2024. O estado ampliará de 31 para 38 unidades de ensino integral em 2025, abrangendo turmas do ensino fundamental e médio. Esse modelo de ensino oferece uma formação diversificada, com disciplinas regulares, matérias eletivas, cursos técnicos, aulas práticas e atividades complementares, promovendo maior desempenho acadêmico e redução da evasão escolar.
Programas como a Central do Enem, que preparou mais de 6 mil alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os Jogos Escolares, Jovem Senador, Jovem Governador e a Feira de Ciências integraram estudantes de todo o estado, reforçando o compromisso com a formação integral dos jovens.
O encerramento do ano letivo de 2024 abre caminho para novos avanços na educação amapaense. Com o compromisso de ampliar oportunidades e investir na formação de jovens, o Governo do Amapá projeta um 2025 ainda mais promissor, fortalecendo os pilares de uma educação pública de qualidade.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!