Balanço 2024: Governo do Amapá promove melhorias nos atendimentos do Ciodes e contabiliza mais de 140 mil chamadas
Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foram as instituições mais acionadas pela população.
O Governo do Amapá contabilizou mais de 140 mil registros de solicitações de atendimento para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) em 2024. O órgão gerencia as chamadas de urgência e emergência feitas por moradores de todo o estado através dos números 190, 193, 197 e 181.
Em 2024, uma das novidades nos atendimentos foi a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Ciodes, agilizando e ampliando os serviços de urgência em pré-hospitalar no estado, uma parceria inédita entre as secretarias de Saúde (Sesa) e Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Desde 2006, o Centro atende todos os 16 municípios, durante 24 horas, sendo um dos principais instrumentos estratégicos do Governo do Amapá na assistência e defesa do cidadão. Para melhorar a comunicação entre profissionais e solicitantes, em 2024 foi implantada a nova versão do Sistema Nacional de Informações da Segurança Pública - Central de Atendimento e Despacho (Sinesp/CAD), uma parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Justiça.
A versão atualizada, o Sinesp CAD 3, é uma ferramenta que agregou inovações aos profissionais de segurança pública, permitindo uma melhor gestão dos atendimentos e despachos de ocorrências solicitadas pelo cidadão, mediante os números emergenciais, possibilitando a gestão de recursos e diminuindo o tempo de resposta nas ocorrências, o planejamento operacional e a rapidez no compartilhamento de informações.
Atendimentos
Em 2024, a maioria das demandas do Ciodes foram direcionadas para a Polícia Militar, devido à atribuição da instituição em realizar ações de prevenção e o trabalho ostensivo. Foram 47,5 mil solicitações, muitas relacionadas à poluição sonora, com 12,3 mil ligações.
Em seguida, o balanço aponta mais de 17 mil chamadas para o Corpo de Bombeiros, para atendimentos de socorro em acidentes de trânsito, atendimentos pré-hospitalares e incêndios. A Polícia Científica registrou 4.068 solicitações e a Polícia Civil, 4.938 chamadas. Sobre os trotes para a instituição foram registrados 5.297.
Dentre os municípios que mais solicitaram atendimentos no Ciodes estão Macapá, Santana, seguido de Laranjal do Jari, Porto Grande e Oiapoque. De acordo com o coordenador adjunto do Ciodes, tenente-coronel Fabiano Rodrigues, houve queda nas ligações de denúncias de violência contra a mulher.
"A violência doméstica contra a mulher provavelmente por conta das políticas públicas caiu de 2º para 5º lugar no número de atendimentos. Em 2023 foram 1.901 denúncias, já em 2024 foram 1.580. Sobre os trotes, mais um vez pedimos a atenção da sociedade que se atentem e liguem realmente quando precisarem. Com a nova tecnologia do Ciodes, para quem passa trote, alertamos que agora temos como identificar o infrator e repassar para as autoridades para que haja a punição devida", pontuou o gestor.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!