Réveillon do Amapá impulsiona turismo e aquece preparativos para o Carnaval 2025, em Macapá
Cerca de 32.512 turistas estiveram na capital amapaense durante as festividades do maior Ano-Novo da Amazônia.
Após o sucesso do Réveillon do Amapá, o maior Ano-Novo da Amazônia, setores do comércio, turismo e cultura já voltam suas atenções para o Carnaval de 2025. Com a rede hoteleira alcançando uma ocupação de 97% em dezembro de 2024, a expectativa é de que os índices de turismo se mantenham elevados no período carnavalesco, reforçando o estado como um destino atrativo no Norte do país.
Segundo o balanço divulgado pelo governador Clécio Luís na terça-feira, 7, o Réveillon realizado pela iniciativa privada, Governo do Estado, Ministério do Turismo e senador Davi Alcolumbre atraiu 32.512 mil turistas à capital amapaense, números 94% maiores em relação ao mesmo período em 2023. A movimentação impulsionou diversos setores, como hospedagem, alimentação e transporte, e serviu como termômetro para os preparativos do Carnaval.
“O Réveillon foi um grande laboratório para o turismo no estado, e o carnaval será uma oportunidade de consolidar o Amapá como um destino festivo e culturalmente rico. Os blocos de rua, as escolas de samba são a alma dessa festa. Estamos empenhados em garantir que o Carnaval 2025 seja uma experiência única para os turistas e um momento de orgulho para os amapaenses”, ressaltou a secretária de Turismo, Syntia Lamarão.
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) aponta que a região metropolitana de Macapá possui 32 hotéis na região. O vice-presidente da entidade, Rafael Jucá, destacou algumas das estratégias que a rede hoteleira da região está adotando para receber esses turistas durante esse período.
“Estamos investindo na qualificação de mão de obra, melhorias nos serviços e em parcerias estratégicas com agências de viagem e plataformas de reserva. Esperamos manter a ocupação da rede hoteleira acima de 95% e movimentar diversos setores da economia local, reafirmando o turismo como um pilar do nosso desenvolvimento”, afirmou Jucá.
O impacto esperado para o Carnaval 2025 reforça o papel do Governo do Estado em estabelecer o turismo como motor da economia local. Com a movimentação intensa de turistas durante as festividades, o Amapá se prepara para consolidar sua presença no mapa dos grandes eventos culturais do Brasil.
Fortalecimento no Turismo
O desempenho recente da capital amapaense no turismo nacional também é motivo de comemoração. Em novembro de 2024, a capital do Estado foi listada como um dos 10 destinos mais procurados no Brasil, conforme o Ministério do Turismo (MTur). Esse reconhecimento reflete as iniciativas do Governo do Estado em promover o Amapá como um destino estratégico, com investimentos em divulgação e infraestrutura.
Uma das principais conquistas foi a inclusão do Amapá em novas rotas aéreas direcionadas ao turismo. Essa expansão foi possível graças às ações governamentais para fortalecer a conectividade do estado com outras regiões do Brasil, facilitando o acesso de visitantes.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!