'O ensino em tempo integral nos prepara para a vida', diz aluno na formatura do ensino médio em escola estadual de Macapá
Carlos Daniel, de 17 anos, foi um dos 49 alunos diplomados da Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos, na Zona Norte da capital.
A formatura escolar é um momento importante e simbólico para os estudantes em qualquer fase do ensino e significa uma ponte para as próximas etapas da vida. Foi com esse sentimento de dever cumprido, que os alunos da Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos, na Zona Norte de Macapá, concluíram o ensino fundamental e médio, numa cerimônia que evidenciou o impacto do modelo de tempo integral e dos incentivos à educação promovidas pelo Governo do Amapá.
Entre os 49 formandos está Carlos Daniel Monteiro Figueiredo, de 17 anos. O jovem compartilhou suas reflexões sobre o ano letivo de 2024 que cheio de desafios, aprendizados e novas conquistas. De olho no futuro, ele planeja agora qual carreira seguir.
“Foi um ano desafiador, mas participar das atividades escolares me mostrou o quanto eu poderia evoluir. Hoje, vejo que tudo isso me deu uma base sólida para sonhar com a faculdade e a vida que quero construir”, disse o estudante, contente ao relembrar o ano letivo de 2024.
O modelo de ensino integral da escola desempenhou um papel fundamental na formação dos alunos, oferecendo atividades como cursos complementares de informática, francês e libras, feiras científicas, jogos escolares e a Central do Enem.
Para Carlos Daniel, o aulão da Central do Enem foi um divisor de águas na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), especialmente por abordar temas específicos e técnicas de redação que ele aplicou durante as provas.
As aulas ofereceram dicas práticas e ajudaram a revisar conteúdos fundamentais. Ele destacou que o programa trouxe segurança e clareza sobre o formato das provas, funcionando como um guia estratégico para enfrentar o desafio do Enem. Além disso, o ensino integral foi um diferencial na formação dele, permitindo sua participação em atividades que complementaram o aprendizado e reforçaram habilidades como trabalho em equipe e criatividade.
"A Central do Enem foi essencial para minha preparação. As dicas e o conteúdo trabalhado me ajudaram a ter mais segurança, principalmente na redação. Essas experiências me deram confiança e uma visão mais ampla, tanto no aspecto acadêmico quanto social. O ensino integral nos prepara para a vida”, destacou o jovem.
Agora formado, Carlos Daniel planeja cursar direito ou marketing, áreas que, segundo ele, refletem a vontade de impactar positivamente na sociedade, e o interesse por tecnologia e inovação. Ele vê o ensino integral como um alicerce para esses próximos passos, destacando como a experiência ampliou seus conhecimentos e possibilidades e que agora está preparado para a nova jornada que está por vir.
Um ano de avanços na educação
O ano letivo de 2024 trouxe conquistas significativas para a educação pública do Amapá. Com um investimento de R$ 1,8 bilhão, o Governo do Estado entregou escolas revitalizadas, expandiu o modelo de ensino integral e promoveu iniciativas que incentivaram o protagonismo estudantil, como a Central do Enem, o programa Jovem Senador e as feiras científicas.
O ensino de tempo integral, modelo adotado pela Escola Maria do Carmo, foi destaque por reduzir índices de evasão escolar e reprovação, além de proporcionar uma formação mais ampla, integrando cursos técnicos e disciplinas eletivas.
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