Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RELIGIOSIDADE CULTURAL

Devoção, fé e cultura marcam Mazagão Velho na Festa de São Gonçalo, com apoio do Governo do Amapá

Celebração que marca o calendário oficial das celebrações religiosas no município ocorre nesta sexta-feira, 10.

Por Bianck Bastos
10/01/2025 13h30
Celebração que marca o calendário oficial das celebrações religiosas de Mazagão Velho, acontece nesta sexta-feira, 10

A tradicional festividade de São Gonçalo acontece em Mazagão Velho nesta sexta-feira, 10, com apoio do Governo do Amapá com programação musical. Logo cedo pela manhã, os mazaganenses celebraram e reforçaram a fé e simbolismo cultural com devoção, cortejo cultural, missa solene, leilões, e distribuição de lanche para todos os presentes. 

Os foliões, vestidos com trajes amarelo, branco e verde, que representam o santo, transformaram as ruas do município em cenário de fé com cânticos, balançar de sinos e toque de violão. O trajeto saiu da casa do juiz do mastro, pessoa que tem a responsabilidade de guardar a imagem de São Gonçalo como sinal de fé e esperança, levando-a no dia seguinte à igreja matriz. 

Trajeto da casa do festeiro percorreu as ruas até a igreja matriz

“Sou devoto há dois anos, a gente se sente muito feliz em participar desse evento que é tão importante na nossa comunidade. Sou o festeiro e o juiz do mastro que recebeu São Gonçalo em casa, e hoje a gente leva ele à igreja para que mais tarde com a nova derrubada do mastro outras pessoas possam também participar e serem escolhidas para receber em sua casa o santo”, explicou José Amaral, de 50 anos.

Após a missa, houve uma procissão seguida do cortejo cultural em volta do quarteirão que retornou à capela.  Além dos ritos religiosos, a festividade segue pela parte da tarde com momentos de confraternização, almoço coletivo, música ao vivo e atividades tradicionais como o leilão e a derrubada do mastro.

Sede onde aconteceu os leilões, as danças e distribuição de lanches e derrubada do mastro

“Recebemos essa herança religiosa dos nossos primórdios, e cabe a nós levarmos em frente esse dia como muita fé, amor e devoção ao nosso santo. O sentimento é só de felicidade em poder vivenciar mais um ano neste momento único”, celebrou a coordenadora do evento, Josely Jacarandá.

Com mais de 200 anos de história, o evento preserva a herança portuguesa no Brasil e marca na comunidade a chegada do calendário oficial das demais celebrações religiosas realizadas em Mazagão ao longo do ano, como a Festa de São Tiago.

Missa solene em honra ao São Gonçalo

Quem foi São Gonçalo?

O santo é conhecido como o padroeiro dos violeiros e também casamenteiro. São Gonçalo de Amarante, foi um português, que viveu entre os séculos 12 e 13. Visto como protetor dos humildes, sua trajetória foi marcada por milagres.  Com sua inteligência, foi um sacerdote que buscou maneiras diferentes de atrair o público. 

Vendo que muitas vezes era difícil alcançar pessoas para falar sobre o divino, um dia ele resolveu se fantasiar como alguém comum para ir em frente aos bordéis tocar, cantar e dançar, e nesses pequenos gestos contínuos que levavam alegria e entretenimento ao público, ele conseguia aproximar as pessoas e assim evangelizar através da arte. 

São Gonçalo é conhecido como o padroeiro dos violeiros, das viúvas, além de ser casamenteiro

Confira a programação do evento nesta tarde:

  • 12h - Almoço
  • 14h - Música ao vivo
  • 17h30 - Derrubada do mastro
  • 18h - Novena
  • 20h - Festa dançante

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!