Governo do Amapá reforça orientações sobre cuidados com a saúde durante período chuvoso
Doenças respiratórias são os registros mais frequentes durante o inverno amazônico e afetam principalmente crianças e idosos.
Com a chegada do período de chuvas na Amazônia, o Governo do Amapá reforça as orientações para os riscos de contágio com doenças comuns nessa época, como os vírus respiratórios que incluem gripes, pneumonias e a Covid-19. Essas doenças afetam principalmente crianças e idosos.
Durante o período, é recomendado evitar aglomerações em ambientes fechados, usar máscaras em casos de sintomas gripais e manter a higienização das mãos. Segundo a pneumologista pediátrica do Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT), Patrícia Cunha Ribeiro, atitudes simples, como cobrir o rosto com o braço ao espirrar e lavar as mãos regularmente, podem reduzir significativamente a disseminação de agentes infecciosos.
“Os cuidados são os que a gente aprendeu com a Covid-19. Os vírus que causam doenças respiratórias são disseminados por partículas que ficam suspensas no ar e nos objetos. Então quando espirramos, coçamos o nariz, limpamos as lágrimas dos olhos e depois tocamos em portas, maçanetas e afins estamos disseminando para as pessoas! Se a gente realmente conseguir evitar isso, conseguimos reduzir a contaminação”, orienta a pneumologista.
As condições climáticas favorecem a proliferação de vírus e bactérias que causam doenças. Além dos cuidados básicos, a especialista reforça a importância de manter o calendário vacinal atualizado, especialmente contra a Influenza e a Covid-19, para reduzir os riscos de contágio e complicações.
Outro ponto de preocupação é a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika, chikungunya e febre-amarela urbana. A médica orienta intensificar os cuidados básicos dentro e fora de casa para evitar as doenças. Locais com água parada, como pneus e vasos de plantas, se tornam criadouros do mosquito, e é essencial eliminá-los.
“Nessa época de chuva temos que lembrar também dos cuidados para evitar doenças como a dengue, porque a água que acumula nos vasos de plantas, nos pneus ou qualquer outro local que tenha água empoçada sem tratamento, são locais que servem para reprodução do mosquito. Precisamos ter muito cuidado para evitarmos também o aumento dos casos de dengue”, destaca Patrícia.
Além disso, a leptospirose é outra preocupação recorrente, causada pelo contato com água contaminada por urina de ratos. A bactéria pode entrar no organismo pela pele, causando febre, dores musculares, de cabeça e náuseas.
“É uma época que a gente tem que ter cuidado, porque o acúmulo de lixo acaba fazendo com que não haja um escoamento adequado da água da chuva. E quando há alagamento ou inundações, a urina do rato que está nos esgotos se mistura com essa água e acaba disseminando a leptospirose também”, finaliza a profissional de saúde.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!