Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá vai realizar conferências da Saúde da Mulher e de Vigilância em Saúde

Conferências estaduais antecedem as etapas nacionais, que acontecerão em Brasília

Por Redação
16/12/2016 20h18

Detalhes das conferências foram discutidos em reunião com o governador Waldez Góes

O governador do Amapá, Waldez Góes e a secretária de Estado da Saúde, Renilda Costa, receberam na tarde de quinta-feira, 15, no Palácio do Setentrião, membros da mesa diretora do Conselho Estadual de Saúde, para debater assuntos referentes as etapas estaduais das conferências da Saúde da Mulher e de Vigilância em Saúde, que serão realizadas ao longo de 2017.

O chefe do Executivo destacou a importância desses eventos para a saúde pública estadual. De acordo com ele, as conferências têm a missão de avaliar e propor diretrizes para a formulação e implementação de políticas públicas nos níveis municipais, estaduais e nacional.

“O Governo do Amapá sempre apoiou essas programações e sabemos da magnitude que é unir as forças para avançarmos, principalmente nesse segmento, que por nós, é tratado com especial atenção”, comentou Waldez Góes.

As conferências estaduais sempre antecedem a grande Conferência Nacional de Saúde, que ocorre de quatro em quatro anos, de acordo com a demanda social nos diversos segmentos da saúde. As conferências nacionais vão ocorrer no segundo semestre de 2017, em Brasília (DF), após as etapas municipais e estaduais.

A presidente do conselho estadual da saúde, Silvanda Cunha, anunciou que a etapa estadual da 2º Conferência Nacional da Saúde da Mulher, acontece em junho em Macapá. A etapa estadual para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde acontecerá em setembro, também na capital do Amapá.

“É necessário que façamos primeiramente as conferências municipais em cada uma das cidades do Amapá para que posteriormente possamos fazer as grandes conferências estaduais. O Amapá só tem a ganhar com esses eventos que reúnem todos os órgãos ligados à saúde e também a sociedade”, completou Silvanda Cunha.

A secretária adjunta de Atenção à Saúde, Rosália Freitas, destacou que esses eventos fazem parte de uma série de conquistas para o ano de 2017. Segundo ela, as conferências são fóruns privilegiados que a sociedade civil possui para discutir e apontar soluções para os problemas que envolvem a saúde da população brasileira.

“A coordenação das conferências ficará na responsabilidade do Conselho e da Secretaria de Estado da Saúde, e isso é muito bom porque vamos debater o direito à saúde pública, as melhorias e ampliação de acesso, além de outros temas. Vamos apoiar e nos unir para criarmos mais políticas públicas para saúde”, finalizou.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!