Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá tem cinco escolas finalistas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da USP

Projetos de Macapá, Mazagão e Laranjal do Jari tratam de sustentabilidade e incentivo à leitura.

Por Redação
20/12/2016 12h38

Cinco escolas da rede pública de ensino do Amapá foram classificadas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida e organizada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Os projetos finalistas serão apresentados nos dias 21, 22 e 23 de março de 2017, na capital paulista.

Os estudantes e professores desenvolveram projetos nas áreas de agronomia e educação, com foco na sustentabilidade e de incentivo à leitura. As escolas selecionadas foram: Escola Estadual Irmã Santina Rioli, de Macapá; Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda Rodrigues Capiberibe; Escola Estadual Mineko Hayashida; Escola Estadual Sonia Henriques Barreto; de Laranjal Do Jari; e Escola Estadual Profª Antonia Silva Santos, de Mazagão.

Os projetos finalistas serão apresentados na mostra que reúne jovens talentos pré-universitários, de todo o país, mobilizando professores e alunos do ensino básico e, também, mestres e doutores especialistas das várias áreas das ciências e engenharia.

A Escola Estadual Irmã Santina Rioli foi classificada com o projeto que utiliza a borra do café como alternativa sustentável na produção de fertilizante e pesticida orgânicos. Essa é a terceira vez que a unidade de ensino participa da competição.

“A Febrace é uma grande oportunidade para os estudantes mostrarem suas capacidades e o que pode ser desenvolvido na escola. O projeto foi construído com experiências e observação onde todos os envolvidos se dedicaram durante um ano”, disse a diretora da escola, Elenita Rubert.

Prêmio Febrace

Desde 2003, a Febrace utiliza como estratégia pedagógica a disseminação e difusão da pesquisa científica e tecnológica, buscando estimular e desenvolver a cultura investigativa, por meio da inovação e o empreendedorismo na educação fundamental, média e técnica do Brasil.

A Febrace também busca despertar vocações científicas e tecnológicas, tornando-se instrumento para a melhoria dos ensinos fundamental, médio e técnico, estimulando e instigando práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

Confira os projetos selecionados:

Projeto: A compostagem da borra do café como alternativa sustentável na produção de fertilizante e pesticida orgânicos.

Participantes: Vitória Luzia Bentes Pantoja, Emerson Maciel de Sousa, Marcelle Mourão dos Santos, Rodrigo Márcio Gomes Monteiro (orientador), Aldeni Melo de Oliveira (coorientador).  Escola Estadual Irmã Santina Rioli, Macapá, AP.

Projeto: A vida cotidiana dos catadores de materiais recicláveis de Laranjal do Jari-AP: de “invisíveis” a protagonistas e a produção reciclável de utensílios, pelos alunos da escola RRC.

Participantes: Alessandra Cardoso de Brito, Vitória Fernandes Mendes De Sousa, Eronildson Mendes de Sousa (orientador). E. M. Ens. Fund. Raimunda Rodrigues Capiberibe. Laranjal do Jari, AP.

Projeto: Avaliação química e botânica de extratos vegetais para obtenção de biocontrolador para cupins.

Participantes: Felipe da Silva Rodrigues, Elizabete Rodrigues (orientadora), Thaila Barbara de Sena Dias (coorientador). E.E. Mineko Hayashida, Laranjal do Jari, AP.

Projeto: Ler e interpretar imagens: imersão no ensino médio. 

Participantes: Kelly Mesquita Caetano, Anna Clara da Silva Mendes, Ingrid Nathalia Silva e Silva, Luan Alberto Ribeiro Soares (orientador). E. E. Profª Antonia Silva Santos, Mazagão. Projeto da Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá (Feceap).

Projeto: O prazer de ler na SHB: o resgate da leitura de livros como atividade prazerosa e enriquecedora no mundo tecnológico.

Participantes: Rômulo Da Silva Costa, Claubson De Sousa Carvalho, Eronildson Mendes de Sousa (orientador). E. E. Sonia Henriques Barreto, Laranjal Do Jari, AP.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!