Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá tem cinco escolas finalistas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da USP

Projetos de Macapá, Mazagão e Laranjal do Jari tratam de sustentabilidade e incentivo à leitura.

Por Redação
20/12/2016 12h38

Cinco escolas da rede pública de ensino do Amapá foram classificadas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida e organizada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Os projetos finalistas serão apresentados nos dias 21, 22 e 23 de março de 2017, na capital paulista.

Os estudantes e professores desenvolveram projetos nas áreas de agronomia e educação, com foco na sustentabilidade e de incentivo à leitura. As escolas selecionadas foram: Escola Estadual Irmã Santina Rioli, de Macapá; Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda Rodrigues Capiberibe; Escola Estadual Mineko Hayashida; Escola Estadual Sonia Henriques Barreto; de Laranjal Do Jari; e Escola Estadual Profª Antonia Silva Santos, de Mazagão.

Os projetos finalistas serão apresentados na mostra que reúne jovens talentos pré-universitários, de todo o país, mobilizando professores e alunos do ensino básico e, também, mestres e doutores especialistas das várias áreas das ciências e engenharia.

A Escola Estadual Irmã Santina Rioli foi classificada com o projeto que utiliza a borra do café como alternativa sustentável na produção de fertilizante e pesticida orgânicos. Essa é a terceira vez que a unidade de ensino participa da competição.

“A Febrace é uma grande oportunidade para os estudantes mostrarem suas capacidades e o que pode ser desenvolvido na escola. O projeto foi construído com experiências e observação onde todos os envolvidos se dedicaram durante um ano”, disse a diretora da escola, Elenita Rubert.

Prêmio Febrace

Desde 2003, a Febrace utiliza como estratégia pedagógica a disseminação e difusão da pesquisa científica e tecnológica, buscando estimular e desenvolver a cultura investigativa, por meio da inovação e o empreendedorismo na educação fundamental, média e técnica do Brasil.

A Febrace também busca despertar vocações científicas e tecnológicas, tornando-se instrumento para a melhoria dos ensinos fundamental, médio e técnico, estimulando e instigando práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

Confira os projetos selecionados:

Projeto: A compostagem da borra do café como alternativa sustentável na produção de fertilizante e pesticida orgânicos.

Participantes: Vitória Luzia Bentes Pantoja, Emerson Maciel de Sousa, Marcelle Mourão dos Santos, Rodrigo Márcio Gomes Monteiro (orientador), Aldeni Melo de Oliveira (coorientador).  Escola Estadual Irmã Santina Rioli, Macapá, AP.

Projeto: A vida cotidiana dos catadores de materiais recicláveis de Laranjal do Jari-AP: de “invisíveis” a protagonistas e a produção reciclável de utensílios, pelos alunos da escola RRC.

Participantes: Alessandra Cardoso de Brito, Vitória Fernandes Mendes De Sousa, Eronildson Mendes de Sousa (orientador). E. M. Ens. Fund. Raimunda Rodrigues Capiberibe. Laranjal do Jari, AP.

Projeto: Avaliação química e botânica de extratos vegetais para obtenção de biocontrolador para cupins.

Participantes: Felipe da Silva Rodrigues, Elizabete Rodrigues (orientadora), Thaila Barbara de Sena Dias (coorientador). E.E. Mineko Hayashida, Laranjal do Jari, AP.

Projeto: Ler e interpretar imagens: imersão no ensino médio. 

Participantes: Kelly Mesquita Caetano, Anna Clara da Silva Mendes, Ingrid Nathalia Silva e Silva, Luan Alberto Ribeiro Soares (orientador). E. E. Profª Antonia Silva Santos, Mazagão. Projeto da Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá (Feceap).

Projeto: O prazer de ler na SHB: o resgate da leitura de livros como atividade prazerosa e enriquecedora no mundo tecnológico.

Participantes: Rômulo Da Silva Costa, Claubson De Sousa Carvalho, Eronildson Mendes de Sousa (orientador). E. E. Sonia Henriques Barreto, Laranjal Do Jari, AP.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!