Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Chuvas devem continuar na noite de Natal, preveem meteorologistas

A previsão é de chuva moderada podendo chegar a 20 milímetros na maior parte do Estado

Por Da Redação
24/12/2016 16h01

Cidade de Macapá com céu nublado e previsão de chuva a qualquer momento

O Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Estudos e Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA) confirmou que pode chover em Macapá na noite de Natal. A previsão é de chuva leve a moderada, podendo variar entre 7 e 20 mm em todo o Estado. Os municípios de Macapá, Santana e Mazagão podem ser castigados com rajadas de ventos de até 15 quilômetros por hora.

No domingo, Dia de Natal, os meteorologistas preveem céu nublado logo pela manhã, podendo chover a qualquer momento. Essas chuvas podem variar de leve a moderada chegando até a 20 mm. Chuvas mais intensas (10 a 30 mm) devem ocorrer sobre os municípios de Oiapoque, Calçoene, Amapá, Itaubal, Tartarugalzinho e Pracuúba, com maior probabilidade de ocorrência, no período da noite e madrugada. Os meteorologistas alertam que as pancadas de chuvas podem ser acompanhadas de trovoadas nas bacias do Jari, Araguari e Oiapoque.

Na segunda-feira, 26, a previsão é que o dia deve amanhecer parcialmente nublado permanecendo assim ao longo de todo o dia em boa parte do Estado. Previsão de chuva leve nos municípios de Vitória do Jari, Laranjal do Jari, Mazagão, Santana e Macapá. Chuvas mais intensas (10 a 25 mm) devem ocorrer nos município de Oiapoque, Calçoene e Amapá.

Defesa Civil

Em virtude da previsão de 250 mm de chuva para o mês de dezembro a Defesa Civil Estadual colocou em alerta todo seu efetivo. As primeiras pancadas de água serviram para que os bombeiros atualizassem o mapeamento dos pontos da capital.

De acordo com o órgão, existem em Macapá, 29 áreas de risco, com 65 pontos de alagamento na cidade. Parte do efetivo da Defesa Civil está de sobreaviso, o que aumenta a capacidade de mobilização para uma rápida resposta em casos emergenciais.

Além de Macapá, os municípios de Laranjal e Vitória do Jari deixam em alerta as autoridades. A Defesa Civil monitora os níveis do Rio Jari e afluentes. Caso seja necessário, alertas serão emitidos.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!