Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hemoap faz campanha para garantir estoque visando as festas de fim de ano

Campanhas têm garantido que o Hemoap mantenha média de 170 doações/dia. Os interessados podem procurar o Hemoap, no centro da cidade.

Por Redação
28/12/2016 12h45

Os doadores de sangue são responsáveis por salvar vidas. Uma bolsa doado pode ajudar até cinco pessoas.

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) está realizando nova campanha para garantir o estoque de sangue visando as festas de fim de ano. Antes do Natal, o órgão também realizou campanha e coletou 255 bolsas de sangue. A expectativa é que esta semana o resultado também seja positivo.

Nesta época do ano o Hemoap reforça às ações com intuito de manter o estoque de sangue prevendo o período das festa de fim de ano e as férias. "Com a resposta positiva da população temos conseguido manter uma média de 170 doações por dia. Nesse período do ano tem uma grande concentração de pessoas em Macapá, então se houver uma demanda maior estaremos preparados", comentou o diretor do Hemoap, Sávio Guerreiro.

Para Ana Beatriz, de 18 anos, doadora desde os 16 anos, saber que o ato ajudará a salvar a vida de alguém, para ela é muito importante. "O meu sangue pode ajudar pessoas que eu conheço e as que não sei quem são. Isso para mim é muito importante. É uma sensação muito boa. Sei que a pessoa beneficiada vai estar muito grata por esse ato".

O volume de sangue coletado no Hemoap atende a demanda de toda a rede hospitalar pública e privada do Estado.

Doa Mulher

A programação também coincide com a campanha 'Doa Mulher', que acontece na última semana de cada mês. O comparecimento das mulheres ao Hemoap é importante para dar continuidade as doações femininas. O instituto tem garantido a meta do Ministério da Saúde, que estabelece que 37% das doações mensais sejam do sexo feminino.

Quem pode doar sangue

Toda pessoa saudável, com mais de 50 kg, entre 16 e 69 anos pode doar sangue. Menores de 18 com autorização dos responsáveis e maiores de 70 se forem doadores assíduos. O doador precisa estar descansado e alimentado. Antes de doar, a pessoa passa pela triagem clínica, onde é feito um questionário sobre a saúde e a vida da pessoa para tentar identificar todo o fator que deixa inapto temporariamente.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!