Amapá apresenta redução nos indicadores de mortes violentas de jovens entre 15 e 24 anos
O saldo positivo reflete um conjunto de fatores que vão desde a ocupação desses jovens aos investimentos na educação e segurança pública
O Amapá aparece entre um dos três estados das regiões Norte e Nordeste que não apresentou aumento nesses indicadores
O Amapá apresentou redução nos indicadores de mortes violentas de jovens entre 15 e 24 anos. Os números são frutos da Estatísticas do Registro Civil 2015, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Acidentes de trânsito, afogamentos, suicídios e homicídios estão entre as causas violentas do mapeamento. Sendo que o Amapá aparece entre um dos três estados das regiões Norte e Nordeste que não apresentou aumento nesses indicadores.
O comparativo de 2005 a 2015 aponta uma queda significativa. Em 2005 foram 112 mortes de jovens com idade entre 15 e 24 anos, contra 99 registros em 2015. Com percentual de redução de -7,1% entre os homens e -42,9% entre as mulheres. No geral, o registro de mortes violentas reduziu 12%.
De acordo com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Ericláudio Alencar, o saldo positivo da estatística reflete um conjunto de fatores. “Os jovens estando nas escolas, projetos sociais e trabalhando ficam longe de qualquer fator negativo. É um trabalho contínuo, árduo e integrado para tirar os jovens das ruas e promover diversos tipos de ocupação. E claro, os investimentos em segurança pública também são fundamentais para garantir que continuemos reduzindo essas estatísticas”, disse o secretário.
A análise e todos os dados da pesquisa Estatísticas do Registro Civil é resultado da coleta das informações prestadas pelos cartórios de registro civil de pessoas naturais, varas de família, foros, varas cíveis e os tabelionatos de notas do país.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!