Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado vai ampliar financiamento de bolsas de produtividades para pesquisadores do Amapá em cooperação com o CNPq

Termo assinado com a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeap) faz parte da política de incentivo à ciência, tecnologia e inovação.

Por Redação
13/01/2025 12h13
Governo do Amapá planeja complementar até 16 Bolsas de Produtividade

O Governo do Amapá está investindo no fortalecimento da ciência e tecnologia ao complementar, com recursos do Tesouro Estadual, o financiamento de Bolsas de Produtividade em Pesquisa. A iniciativa, coordenada pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeap) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), amplia significativamente as oportunidades para pesquisadores de alto nível vinculados às instituições de ciência e tecnologia do estado.

O programa busca corrigir uma desigualdade histórica no acesso a esse tipo de incentivo. Embora muitos pesquisadores amapaenses atinjam a excelência nas propostas, grande parte não consegue estar na lista final de beneficiados por falta de recursos suficientes do Tesouro Federal para atender a todos os projetos considerados financiáveis. Na seleção mais recente, em 2022, apenas três bolsistas do Amapá conquistaram esse reconhecimento.

Agora, a Fapeap assume um papel estratégico para transformar esse cenário. Após a divulgação do resultado provisório das bolsas do CNPq, no dia 7 de maio de 2025, a Fundação planeja complementar até 16 bolsas de produtividade, além daquelas financiadas pelo órgão federal.

O número atual de pesquisadores bolsistas de produtividade no Amapá é de apenas 11 profissionais. Com esse reforço, o Governo do Estado tem o potencial de triplicar a quantidade de cientistas com acesso ao financiamento.

Programa busca corrigir uma desigualdade histórica no acesso a esse tipo de incentivo

Bolsista de Produtividade

Ser bolsista de produtividade não é apenas um título, é o reconhecimento do mérito científico e do impacto das pesquisas conduzidas. Essas bolsas são voltadas para pesquisadores que demonstram excelência em suas áreas e desempenham um papel fundamental no avanço do conhecimento científico, na formação de novos profissionais e no desenvolvimento de soluções para os desafios locais e globais.

“No Amapá, onde os desafios socioeconômicos e ambientais se somam à necessidade de desenvolver a bioeconomia e tecnologias adaptadas à realidade amazônica, apoiar pesquisadores de alto nível é um investimento direto no futuro do estado”, avalia o diretor-presidente da Fapeap, Gutemberg Silva.

O gestor destaca ainda que iniciativas como esta reforçam o protagonismo do Amapá em eventos como a COP30, a COP da Amazônia, posicionando o estado como um exemplo de liderança científica e inovação sustentável na região. Bolsistas de Produtividade se tornam líderes acadêmicos, fortalecem as instituições e atraem novos recursos e parcerias para a região, impulsionando o desenvolvimento sustentável.

Compromisso com o futuro

Ao valorizar os pesquisadores locais, o Governo do Amapá reforça o compromisso com a ciência como eixo estratégico de desenvolvimento. Essa ação não apenas promove a justiça científica ao reconhecer talentos locais, mas também posiciona o estado como protagonista na agenda de inovação e sustentabilidade da Amazônia.

O apoio ampliado às Bolsas de Produtividade é um exemplo concreto de como o investimento em ciência e tecnologia pode gerar impactos positivos de longo alcance, contribuindo para um Amapá mais forte e preparado para os desafios do século 21.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!