Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO

Curso de costura da escola Mário Quirino é destaque em formatura de alunos em Macapá

Projeto "Elas Costurando Vidas, Sonhos e Esperança" resgata sonhos, promove inclusão e celebra o empreendedorismo feminino e formou 100 alunas.

Por Breno Pantoja
14/01/2025 09h30
Cerca de 100 alunas se formaram no curso de costura ″Elas Costurando Vidas, Sonhos e Esperança″
Cerca de 100 alunas se formaram no curso de costura ″Elas Costurando Vidas, Sonhos e Esperança″
Foto: Breno Pantoja/Seed

A cerimônia de formatura da Escola Estadual Mário Quirino da Silva, do bairro Novo Buritizal, em Macapá, foi palco de uma celebração emocionante. A formatura de 300 alunos reuniu famílias, professores e autoridades no Templo Central da Assembleia de Deus, no Centro da capital. Entre os formandos, um grupo de 100 mulheres, entre mães, alunas e moradoras da comunidade, foram destaque ao concluírem o curso de costura Marias: “Elas Costurando Vidas, Sonhos e Esperança”.

Criado para promover a inclusão e capacitar mulheres para o mercado de trabalho, a iniciativa é uma oportunidade de transformação pessoal e profissional. Maria Gete Monteiro, de 73 anos, foi uma das formandas. Na ocasião, a costureira que é uma das mais experientes da turma, externou a sua felicidade por conseguir a formação.

Maria Gete, de 73 anos foi uma das formandas da noite
Maria Gete, de 73 anos foi uma das formandas da noite
Foto: Adriano Monteiro/GEA

“Nunca é tarde para aprender e mudar de vida. Realizo um sonho que sempre tive e posso dizer que minha vida mudou para melhor”, declarou Maria Gete.

A história do projeto começa com a visão da diretora da escola, Gisele Braz, que identificou na costura uma forma de impactar vidas. Para coordenar a iniciativa, a gestora encontrou em Helenice Guimarães a pessoa certa. Com mais de 40 anos de experiência na costura, a profissional aceitou o desafio.

“Quando cheguei na escola, a diretora me levou até a sala do projeto. Ao abrir a porta, senti uma alegria imensa no coração. Ela me contou sobre o sonho dela de ajudar essas mulheres e aquilo me tocou profundamente. Pensei que eu posso contribuir, posso ensinar algo que aprendi ao longo da vida", contou Helenice, emocionada.

Helenice Guimarães, coordenadora do projeto
Helenice Guimarães, coordenadora do projeto
Foto: Adriano Monteiro/GEA

As aulas começam do zero, ensinando as alunas a costurar no papel antes de passar para o tecido. Inicialmente com a confecção dos uniformes escolares, muitas chegam sem nunca ter tocado em uma máquina de costura, mas saem do curso capacitadas e confeccionando peças completas. As alunas ganham confiança e autonomia, algumas alunas abriram seus próprios ateliês, demonstrando como a educação pode transformar vidas.

Cada formanda carrega uma história única, marcada por trajetórias de muito esforço e determinação. Maria Gete, por exemplo, começou na costura com uma antiga máquina chamada “vovozinha”. Hoje, com cinco máquinas e um ateliê montado em casa, ela atende clientes e realiza sonhos, produzindo cuecas, camisas, saias, um pouco de tudo. 

O curso vai além da capacitação técnica, é um espaço de acolhimento, apoio e fortalecimento emocional. O sucesso do projeto é resultado de um esforço coletivo, que inclui parcerias com instituições como o Sebrae Amapá. O projeto capacita e fortalece a autoestima e a independência das participantes. 

Simone do Rosário se formou no curso de costura
Simone do Rosário se formou no curso de costura
Foto: Adriano Monteiro/GEA

“Eu era vigilante, mas passei por dificuldades financeiras e decidi tentar algo novo. No curso, aprendi desde uniformes escolares até roupas sociais. Hoje, tenho meu próprio ateliê e já estou ganhando meu dinheirinho. Esse certificado vai abrir ainda mais portas para mim”, afirmou a formanda Simone do Rosário.

Novas turmas para fevereiro já estão em planejamento e a expectativa é ampliar o impacto na comunidade. O projeto é para mulheres que querem a chance de aprender e crescer. O público é variado, desde mães, jovens, homens, qualquer pessoa que queira mudar sua história através da costura.

Além disso, as formandas celebraram a formação e olham para o futuro com esperança. A noite, marcada por alegria, destacou a educação como uma ferramenta poderosa capaz de transformar vidas.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!