Balanço 2024: mais de 400 pessoas foram atendidas pela ouvidoria do Detran Amapá
Órgão fortalece o recebimento de demandas da população com respostas no menor prazo possível.
Colaboração: Geralda Neta
Para receber denúncias, reclamações, elogios e sugestões da população, o Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP) conta com uma ouvidoria especializada no atendimento on-line e presencial. Em 2024, foram registrados mais de 450 termos de declaração.
O setor tem o objetivo de efetuar respostas rápidas e eficientes às demandas apresentadas pelo cidadão. Segundo os dados fornecidos, a maioria dos questionamentos são recebidos pela internet e oriundos da capital e municípios do estado. Boa parte das reclamações são relativas ao atendimento disponibilizado por agentes credenciados ao Detran.
Segundo a ouvidora, Jéssica Souza, o Detran-AP busca solucionar todos os questionamentos com foco na escuta e diálogo junto às partes envolvidas. O departamento também disponibiliza uma caixa de sugestões no hall de entrada do prédio, em Macapá, para que o usuário escreva a solicitação pertinente.
"Nosso intuito é a garantir sempre respostas de qualidade para a sociedade, assim como gerar informações que direcionem a um excelente atendimento e prestação de serviços públicos. Nossa estratégia é fomentar a cultura de um setor que compreende as manifestações e que trabalha de forma parcial, proporcionando os melhores resultados de demandas atendidas”, pontua a ouvidora.
A ouvidoria atua na ampliação do atendimento e busca aproximar o cidadão, sem limitar ao atendimento presencial. Segundo o setor, 100% dos termos de declarações recebidos no último ano foram sanados, sem nenhuma pendência.
O canal mais procurado para as solicitações é o WhatsApp, plataforma que facilita o atendimento on-line por estar ao alcance de qualquer pessoa. O cidadão pode enviar seu questionamento para o número (96) 98403-9443. Pelo e-mail ouvidoriadetranamapa@gmail.com também é possível encaminhar o termo de declaração, anexando fotos, vídeos, áudios e documentos.
Plataforma Ouv Amapá
O site ouvamapa.portal.ap.gov.br é uma plataforma estadual que direciona a declaração do cidadão diretamente para o órgão responsável pelo formulário disponível. No site também é possível solicitar informações, agendar atendimento presencial e consultar a manifestação.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!