Governo do Amapá capacita 880 novos servidores públicos com cursos de Formação Inicial no Amapá
Até a primeira quinzena de março serão realizados treinamentos para as carreiras públicas nas áreas da segurança, administração pública, direitos humanos e educação.
O Governo do Estado realiza uma ampla ação de formação de novos servidores públicos. Até a primeira quinzena de março serão 880 candidatos capacitados para as carreiras públicas nas áreas da segurança, administração pública, direitos humanos e educação.
Promovida pela Escola de Saberes Públicos do Amapá, a iniciativa busca não apenas atender às exigências legais dos concursos, mas, sobretudo, preparar os servidores para atuar com eficiência, responsabilidade e impacto positivo na sociedade.
“Os cursos de formação inicial são muito mais do que uma exigência formal, são ferramentas indispensáveis para que os novos servidores compreendam suas funções e assumam responsabilidades com preparo técnico e ético”, comentou Andréia Carvalho, coordenadora de Planejamento e Articulação Institucional da Escola de Saberes Públicos.
Entre as formações em destaque, está a terceira turma do Curso de Qualificação para os novos servidores da educação, que capacita 465 profissionais em diferentes cargos, como cuidadores, pedagogos e professores da educação básica e profissional. O programa, que iniciou na segunda-feira, 13, inclui conteúdos fundamentais como inclusão, diversidade e planejamento educacional.
Na área da administração pública, a formação para o Grupo Gestão contempla 100 novos servidores que estão sendo capacitados em temas como, gestão de processos administrativos, ética e legislação. Esses cursos buscam fortalecer as habilidades nas atividades diárias e alinhar as práticas dos servidores ao planejamento estratégico do Governo do Estado.
Além disso, a formação destinada aos educadores sociais da Fundação Socioeducativa do Estado do Amapá (FSA) - antiga Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria), também já está em andamento, qualificando 44 novos profissionais que atuarão diretamente na proteção e socioeducação de crianças e adolescentes. O curso aborda temas essenciais, como mediação de conflitos, políticas públicas de proteção e práticas socioeducativas, visando fomentar a atuação dos servidores.
Segundo a diretora-presidente da Escola de Saberes Públicos, Júlia Conde, as formações integram os servidores à cultura organizacional do setor público, garantindo que ingressem aptos a atender as demandas da sociedade com eficiência e excelência.
Na área de segurança pública, a Escola está se preparando para, ainda em janeiro, realizar a formação dos novos agentes penitenciários e educadores sociais do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). O curso terá como foco procedimentos operacionais, gestão prisional e direitos humanos, e capacitará os servidores para enfrentar os desafios do sistema penitenciário.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!