Governo do Amapá avança para a reta final da 1ª etapa novo Terminal Hidroviário no trapiche Santa Inês, em Macapá
Ponto de chegada de embarcações passa por reestruturação e terá cinco bilheterias, lanchonete, banheiros e sala de espera.
O Governo do Amapá executa os serviços finais da 1ª etapa do Terminal Hidroviário no píer 2 do Trapiche Santa Inês, na orla de Macapá. A iniciativa faz parte das obras estruturantes previstas no Plano de Gestão e vai garantir mais mobilidade, segurança e atendimento para a população que precisa utilizar transporte marítimo.
Após a construção do meio-fio do estacionamento, com caixas de jardinagem, as equipes coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) realizam acabamentos e últimas ações antes da próxima fase, que incluem instalação de bancos que vão compor a área de vivência do complexo, onde também haverá estruturas de madeira. Além disso, estão sendo colocados guarda-corpos ao redor de toda a extensão do espaço.
“Nós estamos estudando a melhor forma de fazer a recuperação de toda a laje e todo o piso, a partir da remoção de estruturas que já estavam danificadas, pilares que já estavam caídos, para que toda área que integra o terminal receba melhorias e ofereça condições adequadas de trafegabilidade para os usuários”, destacou o engenheiro civil e responsável técnico da obra, Kaio Coutinho.
As equipes concluíram as cabines de bilheterias, que aguardam a instalação do forro e as paredes em “drywall” (placas de gesso acartonado) e demais serviços elétricos. Nesses locais, que ficam logo na entrada do terminal, já foram colocados também as esquadrias. Todos os serviços são executados, cumprindo as recomendações da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Terminal Hidroviário
O terminal foi estruturado com cinco bilheterias, lanchonete, banheiros, masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais, além de sala de espera. No local, foram construídos aproximadamente 180 metros de passarela coberta com telhas termoacústicas, que ajudam na proteção contra a propagação do calor, para receber o fluxo de passageiros.
Com a conclusão da obra, executada totalmente com recursos do Tesouro Estadual, os viajantes e as empresas que operam com barcos vão ter um ambiente adequado para a prática de suas atividades com uma área exclusiva também para embarque de cargas.
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