Com 42% de adesão dos grupos prioritários, Governo do Amapá reforça imunização contra influenza
Campanha nacional encerra dia 31 de janeiro; Oiapoque, Laranjal do Jari, Porto Grande seguem com os menores percentuais.
O Governo do Amapá está reforçando a importância da vacinação contra a gripe durante a campanha nacional, que encerra dia 31 de janeiro. Todas as unidades básicas de saúde (UBSs) dos 16 municípios do estado estão abastecidas. Até o dia 13 de janeiro, cerca de 42,66% da população de risco havia se imunizado, a adesão ainda é considerada baixa.
Dados da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) mostram que Oiapoque vacinou 34,78% do público-alvo, já Laranjal do Jari atingiu 36,41%, e em Porto Grande, 38,49% dos grupos prioritários receberam a vacina. Esses municípios apresentam os menores percentuais de cobertura.
O levantamento da SVS mostra ainda que em todo o estado, 49,55% das crianças foram vacinadas, e 40,85% das gestantes receberam imunizante, já os idosos foram 35,68%.
“Estamos a poucos dias do fim da campanha e a adesão da população ainda e baixa. Pedimos que a população procure as UBSs. A gripe, mesmo com uma letalidade menor, pode ter gravidade e levar à morte. Então, as pessoas têm que tomar a vacina", ressaltou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.
A meta estabelecida pelo Ministério Saúde (MS) é atingir 90% de cobertura da população pertencente aos grupos mais vulneráveis ao vírus. A vacina protege durante o período de maior circulação do vírus, reduzindo os casos de agravamento da doença, as internações e os óbitos. A campanha contra influenza da região Norte, iniciou em 2 de setembro de 2024.
Os efeitos da vacina levam aproximadamente de duas a três semanas para iniciar, ou seja, depois desse período as pessoas estarão protegidas contra formas graves da doença e óbito. A durabilidade da medicação é de 6 a 12 meses.
Veja a relação de quem pode se vacinar contra a influenza:
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
- Caminhoneiros;
- Crianças com idade de 6 meses a menores de 6 anos;
- Funcionários do sistema prisional;
- Gestantes;
- Idosos;
- Integrantes das Forças Armadas;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas com doenças crônicas;
- Pessoas maiores de 60 anos;
- População privada de liberdade;
- Povos indígenas;
- Professores de escolas públicas e privadas;
- Profissionais das forças de segurança e salvamento;
- Puérperas;
- Trabalhadores da saúde;
- Trabalhadores de transporte rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
- Trabalhadores portuários.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!