Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Governo do Amapá amplia especialidades cirúrgicas e inclui artroscopia de joelho no Hospital de Emergências de Macapá

Serviço já realizou 82 procedimentos desde a implantação; técnica moderna, e minimamente invasiva, é utilizada para diagnosticar e tratar lesões nas articulações.

Por Redação
16/01/2025 17h56
Cirurgia especializada de artroscopia faz a reconstrução de joelho de pacientes com lesões

O Governo do Amapá passou a realizar a artroscopia de joelho no Hospital de Emergência (HE) de Macapá, ampliando o acesso da população a esse procedimento cirúrgico especializado. A técnica moderna, e minimamente invasiva, é utilizada para diagnosticar e tratar lesões nas articulações como problemas no menisco, ligamentos e cartilagem.

Anteriormente, o serviço era realizado somente no Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), mas a inclusão no atendimento do HE, busca atender a demanda reprimida de pacientes que aguardavam por anos para realizar a cirurgia e, especialmente, os casos urgentes.

O serviço, que iniciou em 2024, já realizou 82 cirurgias nessa especialidade. Atualmente, os procedimentos são feitos às quartas-feiras e aos sábados, com a expectativa de otimizar ainda mais o fluxo nos próximos meses, com a chegada de mais um especialista.

Serviço, que iniciou em 2024, já realizou 82 cirurgias nessa especialidade

De acordo com o médico ortopedista, Isnard Júnior, mais de 500 pacientes aguardavam na fila de espera para a "reconstrução do joelho". A alta demanda provocava agendamentos para 2027 e 2028, que agora poderão ser antecipados. 

Isnard Júnior, médico ortopedista

“Montamos no HE um serviço de reconstrução de joelho com todo o material necessário para realizar cirurgias especializadas, como reconstrução ligamentar e recuperação do menisco. Desde março do ano passado, estamos operando a pleno vapor, o que trouxe uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes e reduziu o tempo de espera”, explicou o médico.

O diretor do Hospital de Emergências, Emanuel Martins, destacou que a unidade vem somando esforços com o Hcal para reduzir a fila de espera por esses procedimentos, além do serviço de cirurgias neurológicas 24h, que reduziu a necessidade de transferência de pacientes.

“Estamos proporcionando resolutividade a pacientes com lesões de joelho causadas por acidentes ou pelo desgaste natural das articulações, garantindo um atendimento mais ágil e eficaz. Mais um compromisso cumprido pelo governador Clécio Luís, que prioriza a saúde e o fortalecimento do HE”, pontuou o gestor.

Medida busca atender a demanda reprimida de pacientes que aguardavam a cirurgia de reconstrução do joelho
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!