Novo HE: realizada pelo Governo do Amapá, maior obra de saúde pública do estado garante mais de 200 vagas de emprego
Até o final da construção, devem ser gerados 300 postos de trabalho direitos e 1,5 mil indiretos. Profissionais de diferentes áreas integram as equipes que atuam diariamente na construção.
O Novo HE de Macapá, a maior obra de saúde pública do Amapá e realizada pelo Governo do Estado, além de ampliar a capacidade de atendimento ao beneficiar a população amapaense, resulta em oportunidades para diferentes categoriais. Desde o início da construção, mais de 200 vagas diretas foram geradas, resultado de uma vasta mão de obra composta por profissionais como carpinteiros, montadores, armadores, ajudantes, serralheiros e engenheiros.
Durante o cronograma de execução contínuo da obra, coordenada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), ao todo, devem ser gerados 300 empregos direitos e cerca de 1,5 mil postos de trabalho indiretos. A medida também possibilita o surgimento de novas habilidades, aperfeiçoamento, qualificação profissional e chances de retorno ao mercado de trabalho.
Um dos profissionais que alcançou uma das vagas foi o morador do município de Mazagão, Jeferson Silva, de 39 anos, que estava desempregado há mais de dois meses.
“Eu estava buscando uma chance de retornar ao mercado de trabalho e cheguei até a ir procurar emprego em outro estado, no Sul do país, mas foi aqui que encontrei um trabalho e estou conseguindo desenvolver minhas atividades como soldador e montador. Eu estou muito satisfeito por essa oportunidade de atuar nessa grande obra e contribuir para a melhoria da vida de muita gente que vai ser beneficiada com essa nova unidade”, comentou o profissional.
O morador do bairro das Pedrinhas, Erenildo Souza, de 32 anos, integra o grupo de trabalho exercendo a função de servente e reforça que, além de garantir o sustento da família, ele tem a chance de aprimorar as competências técnicas para futuras contratações.
“Antes de iniciar aqui a vida estava um pouco difícil justamente pelo fato de estar desempregado. Eu tenho família, quatro filhos e pago aluguel. Então a partir da minha vinda para essa obra ficou mais fácil. Além disso, eu estou aprendendo muito com os colegas de outras funções, e isso vai melhorar o meu currículo”, afirmou Souza.
As iniciativas do Governo do Estado voltadas ao fortalecimento da saúde pública, com unidades de saúde entregues e em andamento, colocaram o setor da construção civil em destaque, o que refletiu em índices favoráveis para o Amapá, com mais de 9 mil novos postos de trabalho gerados em 2024.
Novo HE de Macapá
O novo hospital terá seis salas no Centro Cirúrgico, Central de Diagnóstico por Imagem, laboratório, Centro de Tratamento de Queimados, serviço de diálise, auditório, apoio técnico, área administrativa e heliponto.
A obra conta com investimentos articulados pelo senador Davi Alcolumbre, com contrapartida do Tesouro Estadual. A área, onde está sendo construído o maior hospital público da capital, fica atrás do prédio atual do HE e foi cedida pelo Exército Brasileiro, também por articulação do parlamentar.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!