Governo do Amapá reduz 11,26% número de óbito infantil no Hospital da Mulher Mãe Luzia
Os índices registrados na maternidade estão diretamente ligados aos avanços na reestruturação da saúde pública do Estado.
O amplo esforço do Governo do Amapá em priorizar a saúde vem apresentando resultados significativos, como a redução da mortalidade infantil em 11,26% no Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), em Macapá.
Os dados são do relatório anual do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), que mostra que em 2023, a maternidade registrou 142 óbitos infantis, já em 2024, o número caiu para 126. Também há queda nos óbitos fetais, em 2023 chegou a 109, enquanto que em 2024, caiu para 87.
A enfermeira responsável pelo relatório do NHE, Carlessandra dos Santos, ressalta que os números tendem a cair ainda mais em 2025, mas ressalta a importância dos cuidados durante a gestação com acompanhamento médico ao longo do pré-natal.
"A redução no número de óbitos infantis é algo muito bom para a nossa saúde pública. Essa queda atribui-se a vários fatores, inclusive as melhorias na estrutura, tanto física, quanto profissional promovida pelo Governo do Estado. Estamos confiantes e otimistas de que esses números reduzam ainda mais em 2025, mas também alertamos para que as gestantes tomem os cuidados durante a gravidez e façam o pré-natal para cuidar da saúde da mãe e do bebê", enfatizou a enfermeira.
Os índices registrados na maternidade estão diretamente ligados aos avanços na reestruturação da saúde pública do Amapá, que é uma prioridade imediata, absoluta e inegociável da gestão do governador Clécio Luís.
Entre os investimentos no HMML estão a entrega da nova UTI Neonatal com 32 leitos, qualificação profissional, chegada de novos equipamentos e serviços e a reforma que a unidade passa atualmente.
“A diminuição desses números representa ganhos importantes para a nossa saúde, os resultados refletem as ações estratégicas do Governo do Estado, que tem se preocupado em priorizar as iniciativas coordenadas pela Secretaria de Saúde, implementando novos serviços, exames e equipamentos. Isso tem sido fundamental para os bons indicadores e a tendência é melhorar ainda mais com o avanço de outras áreas que fazem parte da maternidade”, declarou a diretora da Hospital da Mulher Mãe Luzia, Cristiani Barros.
Um levantamento da maternidade mostrou que nos primeiros 15 dias do ano, 226 bebês nasceram em Macapá, desses 126 foram de parto normal e 100 vieram ao mundo por uma cesárea. Em 2024, foram realizados 5.509 partos, enquanto que em 2023, o número foi de 6.339 procedimentos.
Cuidados na gestação
O Ministério da Saúde recomenda o acompanhamento pré-natal para assegurar a saúde da mãe e do bebê, o cuidado proporciona o desenvolvimento saudável da gestação permitindo um parto com menor risco.
A amapaense, Lumiara da Silva Albuquerque, de 20 anos, mãe do pequeno Doni Henrique Batista Albuquerque, de apenas 3 meses, conta que fez o acompanhamento médico durante a gravidez, mas ainda assim, devido a uma infecção, o bebê nasceu prematuro, aos 7 meses de gestação.
“Meu filho nasceu de sete meses, mesmo eu fazendo o acompanhamento médico durante o pré-natal, tive uma infecção e ele acabou nascendo antes do tempo. Passei um sufoco porque meu bebê ficou internado, mas graças a Deus, hoje meu filho está bem. Então, mães não deixem de fazer o acompanhamento médico na gravidez, cuide de sua saúde e do bebê", reforçou a jovem mãe, que teve o filho no HMML.
Reforma da Mãe Luzia
Além da entrega, em novembro de 2024, da nova UTI Neonatal e o Acolhimento com Classificação de Risco, também recebem serviços de reforma e ampliação as salas Vermelha e de Observação. Os trabalhos são realizados pela Secretaria de Infraestrutura (Seinf), por meio de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues.
A reforma contempla a estrutura predial como cobertura, remoção, readequação de paredes, recuperação do piso, pavimentação externa, instalação elétrica e hidrossanitária, além de melhorias no descarte de resíduos.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!