Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VALORIZAÇÃO CULTURAL

Governo do Amapá realiza encontro com representantes quilombolas para fortalecer rede de fomento cultural, em Laranjal do Jari

Jornada de plenárias busca fortalecer agenda do setor nos 16 municípios, e segue até o dia 8 de fevereiro.

Por Anselmo da Costa
20/01/2025 09h17
Comunidade quilombola São José fica a 32 quilômetros da sede do município de Laranjal do Jari

O Governo do Amapá segue com a jornada de plenárias pelos 16 municípios. A ação, que chegou no sábado, 18, até a comunidade quilombola São José, que fica 32 quilômetros da sede do município de Laranjal do Jari, busca fortalecer a cultura em um sistema de redes, além de promover mecanismos de fomento.

As visitas são coordenadas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Conselho Estadual de Política Cultural. A expectativa dos participantes indígenas e quilombolas é a aproximação com envolvidos na distribuição de fomento, fortalecendo a agenda dos povos originários.

Visitas são coordenadas pela Secult e o Conselho Estadual de Política Cultural

Conforme o coordenador de Desenvolvimento Cultural da Secult, Paulo Rocha, o intuito da visita foi de facilitar e garantir a participação das comunidades mais distantes nas plenárias que acontecem nas sedes dos municípios.

Cordenador de Desenvolvimento Cultural da Secult, Paulo Rocha

“Precisamos buscar esses fazedores de cultura nos lugares mais distantes, pois é uma forma de garantirmos a participação de todos nessas escutas populares e ouvirmos as dificuldades e sugestões. Daqui, também vamos levar o nome do delegado que irá representá-los na 1ª Conferência Setorial do Amapá”, explicou Rocha.

A artesã Antônia da Silva, 64 anos, foi eleita a única delegada que representará a comunidade São José na plenária estadual, e exaltou os saberes, a cultura e o conhecimento das comunidades tradicionais.

“Vejo com muita grandeza esse encontro, pois é uma forma de valorizar a nossa cultura e dos nossos antepassados. Estávamos aguardando ansiosos por mais esse momento de valorização. Nossa cultura é rica e temos orgulho de manter viva na memória de nossos filhos e netos”, declarou emocionada a artesã.


Artesã e delegada eleita, Antônia da Silva, com o presidente do Conselho Estadual de Política Cultural, Cirley Picanço

A jornada de plenárias será encerrada no dia 8 de fevereiro, e dia 21 e 22 está prevista para acontecer, no Teatro Municipal de Santana Silvio Romero, a 1ª Conferência Setorial de Cultura do Amapá, para concluir o Plano Estadual de Cultura.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!