Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIRURGIAS

Governo do Amapá apresenta ampliação do programa Zera Fila ao Ministério Público Estadual

Equipe técnica pontuou o gerenciamento do contrato com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate, além de investimentos e resultados. 

Por Redação
20/01/2025 15h30
Equipe técnica da Sesa e Centro apresentaram informações do programa Zera Fila ao MP-AP

Depois de ampliar o programa Zera Fila, criado pelo Governo do Amapá para acelerar as cirurgias eletivas, exemplo de gestão pública que traz resultados, a Secretaria de Saúde (Sesa) apresentou a nova dinâmica de trabalho ao Ministério Público Estadual (MP-AP).

O encontro, que ocorreu na sexta-feira, 17, mostrou as 14 especialidades inclusas no Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), que agora faz os procedimentos em gestão compartilhada com a Organização da Sociedade Civil Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate após realização de convênio.

A secretária de Saúde, Nair Mota, junto com as equipes técnicas da Sesa e do Centro, apresentaram informações sobre o gerenciamento do contrato, investimentos e resultados previstos aos promotores Laércio Mendes, da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público (Prodemap), e Wueber Penafort, da Promotoria de Defesa da Saúde.

“Trabalhamos com total transparência nas ações do Governo do Estado, e na saúde, não podia ser diferente. Fizemos questão de mostrar os dados, todo o planejamento estratégico para que o Zera Fila continue ajudando pacientes que aguardam por uma cirurgia. Isso é devolver dignidade às pessoas”, destacou Nair.

As cirurgias com a gestão compartilhada já foram iniciadas e apresentam resultados significativos

O contrato estabelece cerca de 650 cirurgias mensais e, desde dezembro, já foram realizados 291 procedimentos. O programa terá ainda o Mapa da Transparência, onde será possível acompanhar os procedimentos realizados, tudo no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A Prodemap vai analisar para entender como está funcionando o programa, visando a defesa do patrimônio público no intuito de adequar a prestação do serviço de saúde com a manutenção do patrimônio”, pontuou o promotor Laércio Mendes.

Com a gestão de 108 leitos cirúrgicos e 14 leitos de UTI, a parceria permite maior controle sobre a produtividade e a qualidade dos serviços, alinhando-se às diretrizes do SUS. O Centro Frei Daniel de Samarate tem mais de 30 anos de atuação no Amapá, promovendo saúde e assistência social.

A parceria atua na demanda acumulada em áreas como ortopedia, traumatologia, cirurgia vascular, neurocirurgia, cirurgia geral, urologia, otorrinolaringologia, oncologia, cirurgia torácica, plástica, endoscópica, bucomaxilofacial e emergencial, com foco na valorização do paciente, visando eliminar as remarcações e agilizar os atendimentos.

“Esta reunião foi proveitosa, é isso o que queremos, assegurar equilíbrio legal, moral, transparência na aplicação dos recursos, acessibilidade dos pacientes ao sistema e a eficiência na prestação de serviço. Vamos continuar  ouvindo as partes e buscando meios para que o SUS seja referência no Amapá”, afirmou o promotor Wueber Penafort. 

Participaram ainda do encontro, o procurador-geral do Estado, Thiago Albuquerque; o representante dos Capuchinhos, Edielson Campos; o representante da empresa Link Saúde, Marco Antônio, e equipes técnicas.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!