Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo do Amapá inicia período de rematrícula do projeto 'Música na Comunidade' nos pólos Miracema e Macapaba

Ação garante acesso à musicalização e ao aprendizado das técnicas dos instrumentos de sopro. Pais e responsáveis devem procurar os locais de rematrícula até o dia 25 de janeiro.

Por Marcelle Corrêa
21/01/2025 15h30
Período de rematrícula segue até o dia 25 de janeiro

Dentro dos investimentos do Governo do Estado para o fortalecimento da Segurança Pública no Amapá, está a ativação e incentivo dos projetos sociais. Com este princípio, a iniciativa ‘Música na Comunidade’, que atende crianças e adolescentes do habitacional Macapaba e Miracema, ambos localizados na Zona Norte de Macapá, abre o período de rematrícula, que segue até o próximo sábado, 25.

Para alunos do Residencial Miracema, os pais ou responsáveis podem se dirigir até a Escola Estadual Carlos Alberto Viana Marques, que funciona dentro do habitacional, a partir das 10h. Já para o Habitacional Macapaba, a ação acontece no quartel do Corpo de Bombeiros, que funciona no conjunto depois das 17h.

Para a rematrícula os responsáveis dos alunos devem levar apenas 1 foto 3x4. No local recebem a ficha de rematrícula que deve ser preenchida com os dados do participante. Não há pagamento de taxa e os materiais são fornecidos pela coordenação do projeto.

"O projeto leva às crianças e adolescentes dos conjuntos habitacionais da capital o acesso à musicalização e ao aprendizado das técnicas dos instrumentos de sopro, como a flauta doce e o saxofone. O objetivo é promover a cidadania e a integração com a comunidade através da música", explicou major Marivaldo Palheta, coordenador do projeto musical.

Major Marivaldo Palheta, coordenador do ’Música na Comunidade ’

Música na Comunidade

O projeto é uma iniciativa da Coordenadoria de Segurança Comunitária da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). As atividades iniciaram em 2022, no habitacional Macapaba. Crianças e adolescente de baixa renda, em vulnerabilidade social na faixa etária de 10 à 18 anos são o público alvo da iniciativa.

O ‘Música na Comunidade’, por meio do ensino da música e noções básicas de cidadania, desenvolve as aptidões artísticas para o maior enriquecimento cultural e pessoal de cada aluno, além da prevenção à criminalidade.

Equipe da Coordenadoria de Segurança Comunitária da Sejusp

O projeto traz, ainda, a família para dentro das atividades. No decorrer do cronograma de aulas, os pais e responsáveis recebem orientações diversas, como noções de primeiros socorros, prevenção a acidentes com gás de cozinha e outros imprevistos domésticos, além de integrarem o sistema, família, comunidade e prevenção. 

"Vale ressaltar que o 'Música na Comunidade' tem alcançado os objetivos, indo além do ensino de música na teoria e na prática. Dessa forma, contribui para as diretrizes da gestão do Governo Estadual, que se pauta na atenção a grupos vulnerabilizados, na prevenção à violência com a promoção de uma cultura de paz, inclusão social e na política de polícia de proximidade, com interação comunitária entre a sociedade e os órgãos de segurança", pontuou major Palheta.

Alunos recebem conhecimento teórico e prático sobre musicalidade

Conquistas

Em 2024, em uma história que iniciou com um trompete deixado pelo avô, pelo incentivo da mãe e oportunidade no projeto, o jovem Ikaro Bryan Santos França, foi aprovado com nota máxima na etapa prática do curso de Licenciatura em Música, da Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

Além de difundir cidadania através da música e abrir os horizontes profissionais dos alunos, o projeto pretende ainda formar uma banda.

"O polo Macapaba está mais adiantado e os alunos já estão passando de nível de musicalização para formação de banda. O Miracema continuará com aulas de flauta doce, embora alguns alunos desse polo demonstraram talento e já estão aptos a integrar a banda que será formada", finalizou o major.

Ikaro Bryan, aluno que se destacou com a ajuda do projeto
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!