Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MAIS OPORTUNIDADES

Primeira Renda: Governo do Estado e Unama firmam parceria para capacitação profissional de jovens no Amapá

Serão usadas plataformas inovadoras de cursos e empregabilidade para qualificar e conectar jovens ao mercado de trabalho de forma totalmente gratuita.

Por Winicius Tavares
22/01/2025 08h00
Acordo, com duração de dois anos, será coordenado pela Secretaria de Estado da Juventude

O Governo do Amapá formalizou, na terça-feira, 21, um acordo de cooperação com a Universidade da Amazônia (Unama) para oferecer capacitação profissional a jovens de 15 a 29 anos em todo o estado. O governador Clécio Luís assinou o documento em cerimônia no Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima, em Macapá. 

O projeto "Primeira Renda" visa conectar jovens a oportunidades de emprego e facilitar o acesso a empresas. O acordo, com duração de dois anos, será coordenado pela Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv), responsável pela mobilização e garantia da participação de alunos da rede estadual de ensino e integrantes do programa Amapá Jovem. 

"Estou muito feliz em lançar este programa de primeiro emprego, que inclui os jovens do Amapá Jovem e das escolas de ensino médio. Eles terão a oportunidade de se conectar ao mercado de trabalho, com o financiamento do programa pela Unama, sem custos para o governo ou as empresas”, destacou o governador Clécio Luís.

Governador do Amapá Clécio Luís, assinou o documento que institui o programa Primeira Renda

Para garantir que atendam às exigências do mercado, os participantes seguirão uma trilha de aprendizado desenvolvida pela Unama na plataforma GoKursos, conforme suas habilidades e aptidões. Em seguida, por meio do aplicativo Peixe30, onde, como o nome sugere, eles "venderão seu peixe" em uma apresentação de 30 segundos a empresas parceiras. 

Ao longo de 50 anos de existência, a Unama formou mais de 100 mil pessoas e, há cinco anos, chegou de forma presencial ao Amapá, com sede em Macapá. A reitora Maria Betânia Arroyo destacou a importância de incluir os jovens das escolas públicas do estado, que estão em fase de formação inicial e precisam de complementação para ingressar de forma efetiva no mercado de trabalho. 

Reitora da Unama no Amapá, Maria Betânia Arroyo

“As pessoas sempre perguntam: 'Onde você já trabalhou? O que você já fez? Pode mostrar seu currículo?', e, às vezes, você não tem muito a apresentar. Então, a Unama estará com os jovens, oferecendo uma plataforma com cursos. Nela, eles vão aprender por exemplo o que fazer em uma seleção, como se comportar em uma entrevista e o que evitar”, explicou a reitora.

A titular da Sejuv, Priscila Magno, destacou que a iniciativa está alinhada às ações do governo estadual para fortalecer a juventude e promover o desenvolvimento econômico e social do Amapá, atualmente o estado que mais gera empregos proporcionalmente no Brasil, segundo dados do Caged. 

Secretária de Estado da Juventude, Priscila Magno

“Qualificação profissional e empregabilidade são pautas que o Governo do Amapá, por determinação do governador Clécio Luís, tem trabalhado com muito empenho, inclusive a favor da juventude. Só no novo Amapá Jovem, mais de 1.500 jovens foram qualificados, 700 vagas de estágio foram oferecidas, e 5 mil bolsas permanentes distribuídas”, listou Priscila.

Monitora do programa Amapá Jovem, Gabrielle Cristine, destacou a importância do compromisso do governador Clécio Luís com a juventude ao oferecer oportunidades de qualificação. Ela afirmou estar empolgada com a possibilidade de acessar gratuitamente cursos nas áreas de mídias, história e política, disponíveis na plataforma. 

"Percebo que a plataforma oferece recursos que antes eram pagos, mas agora teremos essa oportunidade de forma gratuita. Isso é muito gratificante, pois podemos aproveitar tudo que está sendo disponibilizado sem custo", falou a jovem.

Monitora do Programa Amapá Jovem, Gabrielle Cristine

A cerimônia contou com a presença do Coordenador da Bancada Federal amapaense no Congresso Nacional e senador da República, Davi Alcolumbre, que assinou o termo de cooperação técnica como testemunha.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!