Primeira Renda: conheça plataformas de parceria entre Governo do Amapá e Unama para capacitar jovens ao mercado de trabalho
Aplicações Peixe30 e GoKursos buscam oferecer oportunidades e formações empreendedoras.
O Governo do Amapá e a Universidade da Amazônia (Unama) firmaram na terça-feira, 21, uma parceria para oferecer capacitação profissional a jovens de 15 a 29 anos em todo o estado. A adesão ao programa "Primeira Renda" permite o acesso às plataformas Peixe30 e GoKursos, que integram uma trilha de sucesso levando formação, autoconhecimento, desenvolvimento e habilidades para a vida pessoal e profissional dos usuários.
O momento contou com a participação de autoridades, secretários estaduais, estudantes, beneficiários do Novo Amapá Jovem e sociedade civil. O acordo, com duração de dois anos, será coordenado pela Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv).
“Conectar a juventude com oportunidades de qualificação profissional, empregabilidade e renda é um dos principais focos da Secretaria de Juventude e do Governo do Amapá. No Novo Amapá Jovem, a adesão ao 'Primeira Renda' vai permitir, a partir de fevereiro, o avanço, desenvolvimento e emancipação da nossa juventude amapaense", afirmou a secretária da Sejuv, Priscila Magno.
Peixe30 e GoKursos
O Amapá é o segundo estado a receber o Peixe30, que é uma plataforma de relacionamento profissional para conectar usuários a oportunidades de emprego, e no Brasil, já colocou no mercado mais de 20 mil colaboradores. Já o GoKursos é um site de educação on-line, que disponibiliza mais de 100 certificações em diversas áreas do conhecimento.
“São duas aplicações diferentes e ambas fazem parte do programa ‘Primeira Renda’ para acelerar o ingresso no mercado de trabalho. No Peixe30, o usuário passa por três níveis, que incluem a criação de currículo competitivo, testes comportamentais e a produção de um vídeo de apresentação a empresas parceiras", afirmou o diretor da plataforma Peixe30 e gerente do GoKursos, Felipe Pacheco.
O grupo Ser Educacional é a empresa que criou as aplicações. O presidente da instituição, Janyo Diniz, falou que o Amapá ganha mais oportunidades com o "Primeira Renda" por meio de habilidades tecnológicas.
“Temos aqui a Unama, uma instituição preparada para colocar os melhores profissionais no mercado. O ‘Primeira Renda’ chega para preparar o jovem para o mercado de trabalho, ou mesmo desenvolver um negócio. Dentro das plataformas, as empresas e os profissionais conseguem compreender e complementar suas atuações”, destacou Diniz.
A estudante e integrante do Novo Amapá Jovem, Stefany Vitória, de 18 anos, está ansiosa para participar de mais uma opção de qualificação.
“Essa oportunidade é muito interessante, pois vai abrir novas portas para o mercado de trabalho. Tenho interesse em seguir carreira na área administrativa, e sei que com muito esforço e aprendizado, posso conseguir estabilidade na área”, afirmou Stefany.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!