Governo do Amapá leva ação de saúde mental para profissionais do Hospital da Criança e do Adolescente, em Macapá
Unidade promove extensa programação com rodas de conversa, blitz educativa, serviços de massoterapia e quiropraxia.
A manhã desta quarta-feira, 22, começou com uma programação especial no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), em Macapá. A unidade deu início a uma série de atividades da campanha "Janeiro Branco", do Governo do Amapá, que conscientiza sobre a saúde mental.
A programação iniciou com dinâmicas e palestras voltadas para os profissionais. Segurando balões brancos, eles escreveram palavras que envolvem os cuidados psicológicos, como "superação", "ansiedade", "fé", "gratidão", entre outras, para expressar os desafios diários para manter a saúde mental.
A psicóloga Darcineyde Dias, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), uma das palestrantes, ressaltou a importância das rodas de conversa sobre saúde mental dentro da campanha.
“Conversamos sobre a saúde mental de cada um e como ela contribui para a saúde coletiva no ambiente de trabalho, refletindo também na vida pessoal. Queremos plantar a sementinha e incentivar os servidores a buscarem apoio e atendimento, que, inclusive, é oferecido pelo projeto 'Bem Me Quero' que funciona dentro do próprio hospital. Assim, os servidores têm facilidade para conseguir uma vaga e um agendamento”, explicou Darcineyde.
Para os profissionais, que atuam em diversas áreas dentro da unidade de saúde, foi um momento de interação, superação e desabafos, que ajuda a lidar com a rotina durante os atendimentos aos pacientes do HCA.
"Diversas situações que vivenciamos acabam sendo absorvidas por nós, e muitas vezes levamos isso para casa, não conseguimos dormir à noite devido a algo que vivenciamos durante o dia. Acabamos internalizando essas situações. Quando o serviço de psicologia, por meio do Janeiro Branco, nos orienta sobre a importância de ter esse apoio emocional diante das adversidades que enfrentamos, conseguimos expor nossos sentimentos, colocar para fora, e isso nos ajuda muito, muito mesmo”, ressaltou Soraya Almeida, enfermeira e participante do evento.
Sandra Castro, do Núcleo de Humanização do HCA/Pronto Atendimento Infantil (PAI), explicou que a campanha busca sensibilizar sobre a saúde mental, especialmente para os profissionais de saúde.
“São mais de seis dias de programação, que inclui rodas de conversa, serviços de massoterapia e atividades voltadas para o relaxamento dos servidores. Nosso objetivo é que essas práticas se estendam ao longo do ano, promovendo bem-estar e prevenindo os prejuízos causados pelo estresse hospitalar”, explicou a servidora.
Na sexta-feira, 24, será realizada uma blitz educativa nos postos de enfermagem e em áreas onde os servidores têm pouco acesso às informações sobre saúde mental.
“Essa blitz vai ser diferente do que geralmente vemos, que são ações realizadas em semáforos. Vamos fazê-la nos postos de enfermagem e em locais onde os servidores da saúde estão em atendimento direto e não podem se ausentar. Iremos até eles, levando as informações para os profissionais que estão nesses postos, atendendo diretamente crianças e adolescentes internados”, explicou Sandra.
Ester Maciel, administradora do HCA, destacou que o Janeiro Branco é um momento de acolhimento para os profissionais da saúde.
“É uma oportunidade única para que nossos servidores desabafem e se equilibrem tanto na área profissional quanto na pessoal. Pensando nisso, aderimos à campanha e organizamos uma programação interna ampla, com massoterapia, rodas de conversa e café da tarde, sempre priorizando o bem-estar dos nossos profissionais”, enfatizou a administradora.
A programação do "Janeiro Branco" inclui rodas de conversa, blitz educativa, serviços de massoterapia e quiropraxia para os profissionais da saúde e a comunidade. As ações seguirão até o dia 31.
Confira como foi a programação do Janeiro Branco no HCA:
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!