Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
APOIO AO EMPREENDEDORISMO

Empreendedores de alimentos e artesanato recebem apoio do Governo do Amapá para a festa de São Sebastião, no Carmo do Macacoari

Tendas e barracas serão montadas para oferta de produtos durante a programação, que segue até 25 de janeiro.

Por João Clésio
23/01/2025 10h00
Empreendedores de alimentos vão utilizar estruturas cedidas pelo Governo do Estado para comercializar na festividade

Com o objetivo de oportunizar a geração de emprego e renda, o Governo do Estado destinou barracas e tendas para empreendedores populares comercializarem alimentos e artesanato na festividade de São Sebastião, padroeiro da comunidade do Carmo do Macacoari, em Itaubal do Piririm. O evento tem o ponto alto nos dias 24 e 25 de janeiro.

São 15 barracas e 3 tendas cedidas pelas Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) que serão montadas para abrigar a Praça de Alimentação e venda de artesanato, ao lado da quadra poliesportiva Estevão, na Vila do Carmo do Macacoari.

“Recebemos a solicitação da Prefeitura de Itaubal para apoio ao evento religioso e festivo. De imediato, atendemos e fizemos o transporte das barracas até à vila do Carmo do Macacoari. Uma das ações da Sete é fomentar a geração de emprego e renda e a festividade de São Sebastião cria essa oportunidade dos empreendedores ganharem uma renda extra, com a venda de alimentos”, pontuou Ezequias Costa, secretário do Trabalho e Empreendedorismo.

Ponto alto da programação ocorre nos dias 24 e 25 de janeiro

Serão comercializadas comidas típicas, espetinhos, cachorro-quente, hambúrgueres e outros produtos. Os empreendedores foram cadastrados pela Prefeitura de Itaubal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

A festividade de São Sebastião completa 115 anos, no Carmo do Macacoari. De 11 a 20 de janeiro, ocorreu a parte religiosa com missas, ladainhas e procissões. A vila fica a 110 quilômetros da capital, Macapá, com acesso todo asfaltado.

A família Rosário e a Prefeitura de Itaubal são responsáveis pela programação, de 24 a 25 de janeiro, com baile dançante e “toca-tudo”. A expectativa do município é que cerca de 30 a 40 mil pessoas, entre moradores locais e visitantes, participem da festividade de São Sebastião.

“É uma festa centenária que movimenta a economia, não só da vila, mas também do município. Ficamos muito gratos com a parceria com o governo do Estado e o incentivo dado à programação com a estrutura de tendas, barracas e outros materiais”, explicou a secretária de Cultura de Itaubal, Iraci Santos.

São Sebastião

O dia de São Sebastião, padroeiro do Carmo do Macacoari, é comemorado em 20 de janeiro. O santo católico, Sebastião de Narbona, nasceu no século III. Quando adulto, decidiu entrar para o exército romano, se tornando um oficial importante a serviço do Imperador Diocleciano. Era cristão em segredo e compartilhava a fé com outros soldados e prisioneiros, então acaba os convertendo. Por não negar as crenças do catolicismo, foi morto a flechadas.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!