‘É importante a valorização dos nossos bastidores’, diz estilista à frente de confecção de figurinos para o Carnaval 2025
Ney Brito, de 43 anos, é um dos responsáveis pelas produções dos trajes da Escola de Samba Império do Povo, de Santana.
Os preparativos para o Carnaval no Meio do Mundo 2025, apoiado pelo Governo do Estado, iniciaram com meses de antecedência e movimentam uma cadeia econômica amapaense que valoriza profissionais e artistas locais, gerando emprego e renda. Um dos exemplos é Ney Brito, de 43 anos, um dos responsáveis pela confecção dos trajes dos pontos técnicos da Escola de Samba Império do Povo, de Santana.
“O Carnaval atrai turistas, movimentamos os hoteis, restaurantes, bares, a cidade toda. Então, trabalhando isso com mais antecedência, a gente consegue mostrar uma festa muito rica, porque o nosso Carnaval não foge muito ao do Rio de Janeiro. Ficamos felizes em ver o interesse do Governo do Estado em acompanhar esse trabalho, é importante a valorização dos nossos bastidores, porque é daqui que saem as grandes produções”, destacou Brito.
O estilista, dedicado há mais de 18 anos na área, revelou que os trabalhos acontecem desde outubro do ano passado, e que por trás de todo o glamour nas passarelas do samba existe todo um trabalho preliminar que movimenta a economia do Amapá. Ney evidenciou que perto da época carnavalesca sua casa vira um grande ateliê, e que os trabalhos são possíveis graças a uma equipe de nove pessoas que o ajuda.
Com o tema indígena “Kusiwa: o caminho desenhado sobre a pele”, que mostrará a expressão gráfica e oralidade entre o povo Wajãpi do Amapá, no estúdio a criatividade é trabalhada em riquezas de detalhes que misturam desde pedrarias de cristal, penas coloridas, tecidos diversos, rendas, folhas de EVA a macarrões de piscina.
O calendário das festas carnavalescas inicia em 31 de janeiro e segue até 5 de março, com desfiles das escolas de samba em Macapá, a folia de Santana e demais atividades que contemplam os municípios. O evento conta com recursos de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre que, com o Governo do Estado, assegura o aporte de R$ 7,5 milhões à Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), para a realização da grande folia.
Além disso, as demais atividades como Carnaval do Povo, Carnaval nos Residenciais, Carnaval nos Municípios, Circuitos de Blocos e A Banda, contam com recursos articulados pelo senador Randolfe Rodrigues, para garantir o sucesso de cada uma das iniciativas.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!