Amapá é selecionado pelo Ministério da Saúde para projeto que reduz riscos de infecções hospitalares
"Saúde em Nossas Mãos" será aplicado na UTI do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), em Macapá.
O Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), em Macapá, redobrou os cuidados com os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), adotando novos processos para diminuir riscos de infecções hospitalares. A iniciativa faz parte do projeto "Saúde em Nossas Mãos", do Ministério da Saúde, realizado de forma colaborativa com o Governo do Amapá.
Administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o HCA foi selecionado para integrar o projeto no triênio 2024/2026. O objetivo é reduzir até 50% das principais infecções em UTI relacionadas à assistência pediátrica, com medidas simples como a simples lavagem das mãos, que podem ser a diferença entre a vida e a morte.
Uma equipe do Hospital do Coração (Hcor), de São Paulo, visitou o Amapá para conhecer o processo de trabalho das equipes multiprofissionais do HCA, formada por fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, médicos e biomédicos, e iniciar a elaboração do projeto e desenvolvimento das metas a serem cumpridas em três anos.
Adria Silva é a responsável técnica da enfermagem da UTI do Hospital da Criança e do Adolescente. Ela explica que as infecções mais frequentes ocorrem pela corrente sanguínea laboratorialmente confirmada, pneumonia associada à ventilação mecânica, e infecção do trato urinário associado ao uso de cateter vesical.
“A redução dos casos é tangível por meio da implementação contínua de pacotes de prevenção às infecções, conhecidas como ‘bundles’, envolvendo o comprometimento das equipes assistenciais e lideranças, bem como a reorganização dos processos de trabalho e de gestão para alcançar resultados concretos para o melhoramento da nossa saúde”, enfatizou a enfermeira.
Entre os benefícios do projeto, está a saúde e segurança do paciente, e também a redução de custos. “Entre tantas melhorias, esse é um grande passo para avançar ainda mais a saúde do nosso estado", pontuou Adria.
'Saúde em Nossas Mãos'
A iniciativa integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), que promove a capitação, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada em saúde para unidades de todo o Brasil.
O Proadi-SUS conta com a parceria de cinco hospitais que são referência em gestão da saúde como o HCor, Oswaldo Cruz, Albert Einstein, Moinhos de Vento e Sírio-Libanês, para o treinamento das equipes.
O projeto “Saúde em Nossas Mãos” é alinhado ao Plano Nacional de Saúde, que visa reduzir em médio prazo a incidência dos principais indicadores de infecção hospitalar dentro de UTIs. Além disso, busca disseminar o modelo de melhoria para outras unidades de saúde e hospitais, bem como demonstrar os impactos financeiros com a prevenção.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!