Serviço Aeromédico: equipe do Samu inicia treinamento para atender regiões isoladas nas ações de resgate do GTA
Profissionais de saúde recebem aulas teóricas e práticas de atendimento, embarque e desembarque de pacientes do helicóptero, para aprimorar os serviços de urgência e emergência.
Os profissionais que vão atuar no Serviço Aeromédico, lançado pelo Governo do Amapá, iniciaram nesta quinta-feira, 23, o treinamento com a equipe do Grupo Tático Aéreo (GTA). A iniciativa reforça os atendimentos das populações de regiões ribeirinhas e isoladas em resgates de urgência e emergência.
Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) receberam as primeiras instruções sobre amarração para o transporte seguro nas ocorrências, e embarque e desembarque do helicóptero.
A equipe, formada por 11 profissionais de saúde, participa do treinamento com aulas teóricas e práticas no hangar onde funciona a base do GTA. As orientações abordam protocolos de atendimento pré-hospitalar, transporte aeromédico e manejo de situações críticas.
“Para nós é fundamental fazer esse treinamento. É uma qualificação avançada que nos possibilita fazer um atendimento mais célere e seguro nas ocorrências de urgência e emergência. Pois, os procedimentos iniciais de primeiros socorros requerem muita habilidade do profissional e cada segundo é precioso", pontuou a enfermeira do Samu, Lidiana Ferreira dos Santos.
A iniciativa aprimora as habilidades de salvamento da equipe do Samu durante os resgates realizados pelo GTA, reduzindo o tempo de resposta em urgências médicas nas áreas mais remotas. O serviço é resultado da integração das secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
"A qualificação contínua dos profissionais de saúde é uma das estratégias mais eficazes para aprimorar os serviços de urgência e emergência. Do ponto de vista da gestão estadual, essas iniciativas reforçam o cumprimento das diretrizes ministeriais, otimizam recursos e fortalecem a integração entre o Samu e demais setores de segurança pública. Além disso, promovem maior confiabilidade na rede de atendimento, assegurando a qualidade da assistência e salvaguardando vidas", enfatizou o diretor do Samu, Donato Farias.
A capacitação garante não apenas maior domínio técnico, mas também segurança no exercício das funções, enquanto para a população, resulta em um atendimento com maior agilidade. A equipe de profissionais receberá, ainda, instruções sobre condicionamento físico, peso, técnicas de rapel e simulação de transporte na aeronave.
“Iniciamos esse treinamento com técnicas de amarração uma prática importante na hora de transportar um paciente, pois nas operações de transporte aeromédico é necessária essa habilidade. As ocorrências são diversificadas há situações em que aeronave não tem como pousar e aí o profissional precisa descer por uma corda. Então, esse alinhamento é fundamental para o trabalho conjunto durante as operações, ressaltou o coordenador do GTA, tenente-coronel Prado.
Capacitação das equipes
O trabalho conjunto entre GTA e Samu reflete ações positivas estruturadas e coordenadas para melhor prestação dos serviços de saúde pública, reforçando o compromisso do estado com a população.
O Grupo Tático Aéreo desenvolveu treinamentos voltados à segurança e eficiência das operações aéreas, como salvamento aquático, salvamento em altura, resgate veicular e protocolos de abastecimento de aeronaves.
As capacitações promovidas pelo GTA para as equipes multiprofissionais do Samu estão alinhadas às normativas do Ministério da Saúde, como as portarias nº 2.048/2002, que regulamenta o atendimento pré-hospitalar, e a nº 1.010/2012, que define a Política Nacional de Atenção às Urgências.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!