Janeiro Branco: servidores da Secretaria de Comunicação participam de momento de acolhimento e diálogo sobre saúde mental
A iniciativa faz parte do mês que fortalece as discussões sobre a temática.
Para abordar um assunto importante e garantir o bem-estar dos servidores, uma preocupação do Governo do Estado, a Secretaria de Comunicação (Secom) realizou na manhã desta sexta-feira, 24, uma palestra sobre saúde mental. A iniciativa tem a parceria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e integra as ações do Janeiro Branco, mês que fortalece as discussões sobre o tema.
Janeiro Branco: saiba como buscar ajuda na Rede de Atenção Psicossocial do Amapá
Na abertura do evento, a gestora da Secom, Ana Girlene, destacou que a medida reforça a valorização e a necessidade de manter as pessoas integralmente saudáveis no ambiente de trabalho.
"Nós precisamos falar de saúde mental sempre. Nossas atividades exigem dedicação e uma entrega com muita responsabilidade, por isso precisamos cuidar e adotar medidas que nos permitam uma atuação eficaz, mas de forma leve e saudável. Vamos trazer esse debate e ações como essa de forma contínua, não só a cada janeiro", ressaltou a gestora.
A enfermeira especialista da Coordenadoria em saúde mental do Estado, Carla Emanuela Xavier, fez uma explanação apontando as principais causas da falta de saúde mental que têm ocasionado problemas cada vez mais frequentes.
"Alimentação inadequada, sono irregular e ausência de atividade física são alguns fatores que contribuem para o surgimento de doenças como ansiedade e depressão. Elas exigem cuidados e devem ser levadas muito sério, o tema não pode ser negligenciado", enfatizou a profissional.
A coordenadora administrativa da Secom, Milria Reis, participou do encontrou e frisou que essa é uma oportunidade de discutir questões tão relevantes que ajudam a alcançar curas de dores internas que muitas vezes não são externadas.
"Acho esse momento muito válido para todas as pessoas, inclusive quem perdeu alguém da família para a depressão, como eu. É um momento de acolher, abraçar, de pegar no colo, conversar. Hoje temos todos os tratamentos possíveis para isso, o que antigamente não existia. Agora, temos a oportunidade de acolher e levar mais amor, carinho e cuidado ao próximo", afirmou Milria.
O Governo do Estado desenvolve diversas ações para que tanto a população quanto todos que atuam na gestão pública tenham desenvolvimento pessoal, acesso a informações e a tratamentos de saúde, física e mental para haver qualidade de vida e uma prestação de serviço equilibrada e eficiente.
Janeiro Branco
A campanha visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.
Janeiro é o mês escolhido pela simbologia, quando as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, relações sociais, condições de existência, emoções e sentidos existenciais.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!