Ueap premia professores que publicaram artigos de alto impacto para a sociedade
Evento reconheceu os pesquisadores que obtiveram a avaliação ‘Qualis A’ em artigos publicados em revistas acadêmicas.
A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) realizou a entrega dos certificados do Edital de Premiação Científica na quinta-feira, 24. Ato se deu durante o evento que condecorou pesquisadores que obtiveram conceito "Qualis A" em 2024 pelo sistema de avaliação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
"Esse edital é de extrema importância para a nossa universidade, considerando o tripé ensino, pesquisa e extensão, então, estamos aqui hoje nesse momento de confraternização com vistas a agradecer o empenho de cada professor, mas também de estimular novas publicações", ressaltou a reitora da Ueap, Katia Paulino.
Ao todo, 42 professores foram premiados por 112 artigos publicados com a avaliação que é considerada a mais alta concedida pela Capes. Além dos certificados, os docentes também recebem um incentivo financeiro por suas publicações, que podem chegar ao valor de R$ 1 mil.
“A homenagem nesse jantar, feita com todo carinho, é muita merecida a esses professores que dedicaram todo o seu trabalho e empenho, sabemos que o caminho da pesquisa não é fácil e exige muito de todos nós”, pontuou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Monize Silva.
O professor Thiago Marcolino, que trabalha na linha de pesquisa e desenvolvimento em novos materiais, no colegiado de Engenharia de Produção, recebeu seu reconhecimento pela sua produção acadêmica dentro da área. Para ele, a premiação é motivo de orgulho.
“Estou honrado e agradecido à Universidade do Estado do Amapá por ter essa iniciativa de premiar os professores que trabalham com pesquisa e de incentivar novas pesquisas. É uma iniciativa pioneira da universidade e que precisa ser perpetuada”, declarou o professor.
Fortalecimento de programas de pós-graduação
Os números observados na atual avaliação da Capes mais do que duplicaram em relação ao último levantamento realizado na Ueap, no ano de 2023, em que 18 professores foram avaliados com o conceito Qualis A.
Para a vice-reitora e coordenadora do programa de mestrado em Recursos Naturais Amazônicos da Ueap, Marcela Videira, esse número é importante para o avanço da pós-graduação na universidade, com a criação de mais programas e busca por mais recursos para as formações.
“Durante o Fórum Nacional de Pró-reitores o nosso estado foi reconhecido por ampliar, a partir de 2022, o número de publicações qualificadas, dando assim maior relevância para a ciência e tecnologia no mapa. É preciso continuar nesse caminho para impulsionar ainda mais nossa instituição no cenário nacional e colher os frutos desse avanço”, afirmou a a vice-reitora Marcela.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!