Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPARÊNCIA

Governo do Amapá reúne com comissões e avança no diálogo com concursados

Participaram do encontro, nesta sexta-feira, 24, no Palácio do Setentrião, representantes do cadastro reserva do Detran, Educação, Iapen, PM e BM.

Por Rodrigo Juarez
24/01/2025 19h00
Encontro reuniu representantes dos aprovados em cadastros reservas dos concursos púbicos

O Governo do Amapá reuniu novamente com representantes de comissões dos concursos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Educação, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. O encontro, nesta sexta-feira, 24, ocorreu no Palácio do Setentrião.

“Recebemos as comissões dos concursos para dialogar sempre com transparência, apresentando como estão os andamentos e as fases de cada concurso público. Informamos como estão sendo os avanços para os chamamentos das próximas turmas. Esse é o compromisso do Governo do Estado, dialogar abertamente com todas as categorias, para sempre avançarmos da melhor forma, conforme determina o governador Clécio Luís”, destacou Cinthya Mendes, secretária de Administração do Estado.

Reunião com representantes e secretários de Planejamento e Administração no Palácio do Setentrião

Durante a reunião, que também contou com a participação do secretário do Casa Civil e Planejamento, Lucas Abrahao, os participantes debateram as demandas especificas de cada comissão e os andamentos dos concursos, que estão fortalecendo o quadro de servidores do Estado, principalmente na área da segurança pública.

“Nós tivemos a oportunidade de expor as nossas demandas aos secretários, que por conseguinte falaram que vão avaliar as possíveis soluções para nos ajudar. Foi uma reunião muito produtiva, a gente conseguiu conversar e colocar todos os nossos problemas. Com relação especifica do nosso concurso, do Detran, foi definido novos alinhamentos para que ocorra o chamamento”, explicou Lucas Leite, representante da comissão do Detran.

Cada comissão será recebida novamente para novos alinhamentos

No encontro foram definidos que os diálogos vão seguir como novas reuniões, mas desta vez, com cada comissão específica de cada concurso. 

Chamamento de concursados

Em 2 anos de gestão, o Governo do Amapá vem sendo marcado pela retomada do diálogo e do respeito com a força de trabalho da máquina pública. O Estado já convocou mais de 4,5 mil novos profissionais, nas mais diversas áreas, desde 2023.

Na área da Educação foi uma das mais beneficiadas, com 1.763 profissionais convocados em três chamadas. São professores da educação básica, pedagogos, cuidadores e intérpretes de libras.

Na segurança pública, os investimentos em novos servidores têm sido constantes. Na Polícia Militar (PM), foram convocados 1,1 mil novos integrantes em duas turmas. Outros 550 novos bombeiros foram incorporados ao quadro da corporação, fortalecendo a capacidade de resposta em situações de emergência. Outros  474 candidatos do concurso da Polícia Civil de 2017 foram convocados, junto com 41 aprovados para a Polícia Científica, vindos de um concurso de 2012.

Além disso, o governador autorizou a prorrogação por mais 2 anos das validades dos concursos públicos da PM e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). O Instituto Penitenciário do Amapá (Iapen) também recebeu 291 novos servidores, outros 256 candidatos, iniciaram na segunda-feira, 20, o Curso de Formação da terceira turma de convocados.

Outras áreas

Em outras áreas, o Governo do Amapá também ampliou o quadro de servidores e prorrogou a validade dos concursos públicos da Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria), Iapen e Gestão por mais dois anos.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP) convocou 71 novos servidores, enquanto a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) reforçou o corpo técnico com 100 novos funcionários e 100 docentes, aumentando sua capacidade de atendimento à comunidade acadêmica.

A Fcria chamou 100 aprovados, e 114 novos servidores foram incorporados à Gestão. A Secretaria da Fazenda (Sefaz) também recebeu 70 servidores, além de mais seis procuradores aprovados no concurso público da Procuradoria-Geral do Estado do Amapá (PGE-AP) realizado em 2018, e novas defensoras públicas substitutas para a Defensoria Pública do Estado do Amapá (DPE).

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!