Governo do Amapá promove aula inaugural da primeira turma de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola da UEAP
Iniciativa visa promover o acesso ao ensino superior para comunidades quilombolas. Aulas iniciam dia 27 de janeiro e seguem até 1º de março.
O Governo do Amapá promoveu a Aula Magna inaugural do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), reunindo 160 acadêmicos. O evento histórico para a educação estadual, aconteceu nesta sexta-feira, 24, no auditório da Ueap, no Centro de Macapá.
A qualificação, parte do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade), é direcionado a educadores da rede pública de ensino e indivíduos que se autodeclaram quilombolas, visando promover acesso equitativo à formação superior.
Com duração de quatro anos e carga horária de 3.600 horas, a licenciatura está estruturada em quatro turmas de 40 alunos cada, distribuídas entre Macapá, no campus da Ueap, Curiaú, na Escola José Bonifácio, e São José do Matapi, na Escola Professor Davi Miranda.
A coordenadora do Parfor Equidade, Iranir Andrade, ressalta o impacto social do programa em trabalhar a equidade e oportunizar a formação superior para quem historicamente teve seus direitos negados.
"O Parfor vem com a questão de trabalhar a diversidade. A perspectiva de que as oportunidades foram negadas às nossas comunidades e ao nosso povo quilombola. Este curso é um passo importante para promover inclusão e desenvolvimento nas comunidades", apontou a coordenadora.
A formação tem o objetivo de desenvolver habilidades e competências que capacitem os graduados a atuar na educação infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de possibilitar atuação em coordenação pedagógica e gestão educacional, sempre com foco nas especificidades das comunidades quilombolas amapaenses.
A programação de abertura incluiu a palestra "Equidade no Ensino Superior: Tecendo Caminhos Para um Saber que Abraça e Transforma", ministrada pelo professor Rudinei Borges dos Santos, que abordou a importância da inclusão no ambiente acadêmico e o contexto histórico da educação quilombola, além dos desafios no Brasil.
Na ocasião, houve a apresentação musical do cantor e professor da Ueap, Zé Miguel, além disso, o músico destacou, a valorização das comunidades quilombolas e sua importância cultural e histórica.
Durante o evento, representando a Secretaria de Estado da Educação (Seed), a secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Ivone Conceição, destacou a importância da parceria entre o Governo do Amapá, a UEAP e o Governo Federal, para a realização do curso.
"Este é um momento histórico. Estamos garantindo acesso ao ensino superior para comunidades quilombolas. Esse curso representa um marco para a inclusão e a valorização cultural no nosso estado", afirmou Ivone.
Sobre o curso
O curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola foi idealizado para atender a demanda de professores da educação básica e membros das comunidades quilombolas que ainda não possuem graduação. O objetivo é formar profissionais capacitados para atuar diretamente nas suas comunidades, fortalecendo a educação e preservando as tradições culturais.
A qualificação será ministrada em regime modular, durante os períodos de férias escolares, nos meses de janeiro e julho. Os alunos receberão uma bolsa mensal de R$ 700, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
As aulas do primeiro módulo terão início no dia 27 de janeiro e seguem até 1º de março. O curso é mais uma iniciativa que reforça o compromisso do Governo do Amapá com a educação pública de qualidade e a formação e valorização cultural de nosso estado.
Horário das aulas:
- Turno da Manhã: 8h às 12h
- Turno da Tarde: 14h às 18h
Locais das turmas:
Turmas A e B - Sede: UEAP Campus I. Avenida Presidente Vargas, n° 650, Centro.
Turma C - Curiaú: Escola Quilombola Estadual José Bonifácio.
Turma D - São José do Matapi: Escola Estadual Professor Davi Miranda.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!